Sábado, 23 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 28 de dezembro de 2023
Os estoques do banco de sangue do Hospital de Pronto Socorro (HPS) estão baixos e precisam de doadores para reabilitação de pacientes neste final de ano. Para realizar a doação, as pessoas devem, preferencialmente, fazer agendamento prévio pelo telefone (51) 99531-0585 (WhatsApp).
O setor funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h, no segundo andar do hospital, que fica no Largo Teodoro Herzl (sem número), no bairro Bom Fim.
O banco de sangue tem capacidade para atender de 16 a 20 pessoas por dia. “Como era o esperado, os atendimentos no final do ano aumentaram e, em função disso, muitas bolsas de sangue são transfundidas. Estamos com os estoques abaixo do mínimo e precisamos repor urgentemente. Estamos próximos do feriadão de Ano Novo e isso nos traz a prerrogativa de que precisaremos novamente de muitas bolsas de sangue”, pontua a enfermeira coordenadora do banco de sangue, Nádia Calixto.
Após a coleta, cada componente é rigorosamente testado. O processamento do sangue segue sob responsabilidade do Hemocentro do Estado, importante parceiro do HPS.
Confira as condições para doar sangue:
– Estar em boa condição de saúde.
– Pesar mais de 50 quilos.
– Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 precisam de autorização de um responsável).
– Ter dormido no mínimo seis horas nas últimas 24 horas.
– Respeitar o intervalo mínimo entre doações (dois meses para homens e três meses para mulheres).
– Não possuir evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue.
– Não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis.
– Apresentar documento oficial com foto.
Hepatites virais e leptospirose
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou o boletim 88, que traz dados epidemiológicos da incidência de hepatites virais e leptospirose em moradores da capital gaúcha. O documento foi elaborado pela Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis da Diretoria de Vigilância em Saúde.
A primeira parte mostra a análise de uma série histórica dos últimos cinco anos (2018 a 2022) das hepatites virais. Foram 7.601 casos confirmados registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Desses, 314 (4,1%) são de hepatite A, 1.355 (17,6%) de hepatite B e 5.932 de hepatite C (78%).
Porto Alegre ocupa o primeiro lugar entre as capitais do País com a maior taxa de detecção da hepatite C.
Na segunda parte, o documento traz também um perfil epidemiológico dos casos notificados e confirmados de leptospirose em 2023, além da série histórica de 2010 a 2023. Porto Alegre teve 355 casos suspeitos de leptospirose neste ano, dos quais 74 casos foram confirmados.