Ícone do site Jornal O Sul

Banco de sangue do HPS de Porto Alegre busca apoio para reforçar estoques durante as férias

(Foto: Clóvis Prates/HCPA)

Durante o período de férias, as doações de sangue diminuem significativamente, mas o atendimento a pacientes de todo o Estado no HPS (Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre) não para. Para suprir essa necessidade e manter os estoques, o banco de sangue do hospital conta com o apoio de grupos e instituições que se mobilizam em prol dessa causa essencial.

Na última sexta-feira (03), o banco de sangue, em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira no Rio Grande do Sul, promoveu uma campanha especial no HPS. A ação reuniu voluntários dedicados a incentivar a doação de sangue e reforçar os estoques.

Aline Missel, coordenadora de educação em saúde da Cruz Vermelha RS, destaca a importância da mobilização. “Os estoques caem drasticamente nesta época do ano, e cada bolsa doada pode salvar até quatro vidas. Estamos trabalhando com nossos voluntários e parceiros para garantir que o atendimento aos pacientes não seja comprometido”, afirmou. O banco de sangue reforça o chamado para que mais pessoas se engajem nessa corrente de solidariedade, ajudando a salvar vidas por meio da doação.

Para doar e contribuir com o banco de sangue do HPS, é recomendável realizar agendamento prévio via WhatsApp pelo número (51) 3289-7658. O banco de sangue fica localizado no segundo andar do hospital, no Largo Teodoro Herzl, s/nº, no bairro Bom Fim, e pode atender entre 16 e 20 doadores por dia.

Horários de funcionamento:

Segundas, quartas e sextas-feiras: das 8h às 12h
Terças e quintas-feiras: das 13h às 17h

Condições para doar sangue:

Estar em boa condição de saúde
Pesar mais de 50 kg
Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem apresentar autorização de um responsável)
Ter dormido ao menos seis horas nas últimas 24 horas
Respeitar o intervalo mínimo entre doações (dois meses para homens e três meses para mulheres)
Não apresentar evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue
Não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis
Apresentar documento oficial com foto

Sair da versão mobile