O DLL, banco de fábrica de 13 marcas de máquinas e equipamentos agrícolas presentes na Expointer 2018, encerra a feira de Esteio com um desempenho de vendas semelhante ao do ano passado. O crescimento computado até o momento é de 11%, com operações de crédito que chegam a R$ 32 milhões. Os números, porém, devem mudar na medida em que forem encaminhadas mais propostas até o final deste domingo (02/9).
De acordo com o gerente comercial do DLL, Eduardo Thomé, tratores e pulverizadores autopropelidos foram as máquinas mais demandadas pelos produtores rurais na Expointer, visto o início do plantio da próxima safra de verão que se aproxima e a perspectiva de um novo recorde de safra.
O Moderfrota, linha de crédito com recursos subsidiados pelo governo federal, foi o destaque entre as modalidades de crédito disponíveis pelo DLL na feira. “Dentro dessa linha, a condição mais procurada pelos agricultores foi a de até 84 meses de prazo e 12 meses de carência”, informa Thomé. O banco também levou para a Expointer, entre outros, a modalidade Pronaf 100% financiado, condição com taxa de 4,6% ao ano e prazo de oito anos voltada à agricultura familiar, que deve continuar fomentando os negócios.
O executivo do DLL prevê para os próximos meses uma elevação da demanda por máquinas e equipamentos. “Percebemos uma confiança maior do produtor com o cenário econômico. Houve um maior número de clientes fazendo cotações e já planejando a compra”, afirma Thomé. No entanto, segundo ele, o momento pré-eleitoral instável ainda gera incertezas no segmento, fator que acabou impactando numa expansão mais expressiva das vendas na feira.