Sexta-feira, 25 de abril de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Bancos centrais de Suíça e Noruega sobem juros; Banco Central inglês deve fazer o mesmo

Compartilhe esta notícia:

O Banco Central da Suíça elevou sua taxa básica em 0,5 ponto percentual.

Foto: Reprodução
O Banco Central da Suíça elevou sua taxa básica em 0,5 ponto percentual. (Foto: Reprodução)

Após a decisão de quarta-feira (22) do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano), de subir a taxa básica de juros do país em 0,25 ponto percentual, autoridades monetárias da Europa seguiram o mesmo caminho nesta quinta-feira (23).

O Fed subiu menos os juros do que nos seus últimos encontros e informou que chegou a cogitar pausar a alta na taxa, devido à crise que afeta os bancos regionais americanos. No Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve nesta quarta-feira a taxa básica Selic inalterada em 13,75% ao ano e endureceu o tom de seu comunicado, informando que poderia voltar a subir a taxa caso as expectativas de inflação não melhorem.

Suíça e Noruega

O Banco Central da Suíça, país que precisou ir ao socorro do Credit Suisse nesta semana em meio a uma crise que levou turbulências ao mercado, elevou sua taxa básica em 0,5 ponto percentual, para 1,5% ao ano.

Na Noruega, os juros foram elevados em 0,25 ponto percentual, para 3%. Em ambos os casos, as autoridades monetárias citaram a necessidade de conter a alta da inflação.

Os investidores estarão atentos agora à decisão do Bank of England (BoE), o BC inglês, que também decide sobre sua taxa de juros nesta quinta-feira. A estimativa dos analistas é que BoE eleve os juros em 0,25 ponto percentual, após a inflação ter subido para 10,4% ao ano no país.

Até semana passada, muitos previam que os juros seriam mantidos no atual patamar de 4% ao ano.

Preocupante

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse na quarta-feira que considera “preocupante” o comunicado do Conselho de Política Monetária (Copom) que manteve a taxa de juros básica da economia, a Selic, em 13,75%.

Haddad argumentou que relatório divulgado pelo governo mais cedo apontou aumento nas receitas e diminuição no déficit para o ano. Na visão do ministro, esse seria mais um motivo para o Banco Central flexibilizar a taxa de juros.

“Eu considerei o comunicado preocupante, muito preocupante, porque hoje divulgamos relatório bimestral mostrando que nossas projeções de janeiro estão se confirmando sobre as contas públicas”, afirmou o ministro da saída do ministério.

“Em momento em que economia está retraindo e que o crédito está com problema, o Copom chega a sinalizar até a possibilidade de uma subida da taxa de juros […] Lemos com muita atenção, mas achamos que realmente o comunicado preocupa bastante”, continuou o ministro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Associação mundial de atletismo suspende mulheres trans de eventos internacionais
Vendas no pavilhão da agroindústria familiar alcançam valor histórico nos dois primeiros dias da Expoagro, em Rio Pardo
https://www.osul.com.br/bancos-centrais-de-suica-e-noruega-sobem-juros-banco-central-ingles-deve-fazer-o-mesmo/ Bancos centrais de Suíça e Noruega sobem juros; Banco Central inglês deve fazer o mesmo 2023-03-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar