As agências do Banrisul no Rio Grande do Sul estão recebendo doações para a Campanha do Agasalho organizada pelo governo do Estado. A iniciativa recolhe roupas, cobertores e pares de calçado.
Os donativos serão destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade em todo o Rio Grande do Sul. É importante que as peças estejam em bom estado de uso e limpas. Os calçados, por sua vez, devem ser acondicionados em pares para que possam ser aproveitados.
Com foco na doação de itens em bom estado, a Campanha do Agasalho de 2023 foi lançada oficialmente no dia 22 de maio pelo governo do Rio Grande do Sul. A expectativa é superar o resultado do ano passado, quando foram arrecadadas quase 750 mil peças de roupa – também são aceitos cobertores, calçados e alimentos não perecíveis.
É necessário que o itens estejam limpos e em bom uso, afinal. Para evitar que as pessoas entreguem peças sujas ou sem condições de uso (sapatos com o par incompleto, por exemplo), dentre outras atitudes que prejudicam o processo de triagem e de distribuição das peças, a Defesa Civil estadual faz um apelo:
“Pedimos cuidado com o material entregue, que deve ser entregue limpo e em condições de uso. Não há estrutura para que façamos a higienização e eventuais reparos, então é importante que as pessoas tenham esse cuidado”.
Onde doar
– Central de Doações da Defesa Civil do RS: permanece aberta durante todo o ano, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) – Avenida Borges de Medeiros nº 1.501 – bairro Praia de Belas, Porto Alegre.
– Palácio Piratini, quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.
– Prefeituras das 497 cidades gaúchas (algumas também realizam as suas próprias campanhas).