Quinta-feira, 17 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 26 de setembro de 2016
O Banrisul irá receber o prêmio Top Ser Humano 2016, na categoria Organização, na próxima terça-feira (27), às 20h, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. A premiação será concedida pela apresentação do case “Programa de Instrutoria Interna: Construção e transferência do conhecimento”, criado pela Universidade Corporativa do Banco.
O Top Ser Humano, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS), é uma das premiações mais importantes do País na área de gestão de pessoas. Realizado desde 1993, foi criado para reconhecer as empresas e profissionais que apresentam as melhores práticas na área de recursos humanos. A categoria Organização premia os cases ou projetos implantados em organizações de qualquer ramo ou atividade no Rio Grande do Sul, relativos à gestão ou desenvolvimento das pessoas, incentivando a valorização dos funcionários no ambiente de trabalho e o aperfeiçoamento integral para que tenham mais eficácia e autorrealização em suas ações profissionais.
CASE VENCEDOR
O Programa de Instrutoria Interna foi implantado em dezembro de 2011, se consolidando como parte da estratégia da Universidade Corporativa para a ampliação e a qualificação dos treinamentos oferecidos aos empregados, trazendo uma visão mais aprofundada da cultura da empresa e da prática bancária para a sala de aula. Desde o início do Programa, o Banrisul ampliou o número de educadores, que passou de 112 para 550 instrutores internos no final de 2015. Estes profissionais trabalham em todas as áreas da empresa, tanto em setores técnicos e administrativos quanto na rede de agências.
O Programa possibilitou ao Banco fazer a estrutura do trabalho dos instrutores e tutores, a criação de grupos para elaborar e revisar os conteúdos e desenvolver iniciativas de treinamento, como os Programas de Formação Profissional, que foi totalmente desenvolvido e aplicado por profissionais da empresa.
O aumento dessa participação resultou na ampliação da oferta de treinamento, de 80 cursos em 2011 para 255 cursos em 2015, qualificando os programas de treinamento por meio de novas abordagens pedagógicas, vinculadas à atividade da instituição, assim como na redução de custos operacionais.
Somente em 2015, foram realizadas 40 horas (média/ano) de treinamento por empregado em um universo de 11 mil funcionários, com um custo de R$ 6,1 milhões. Para 2016, estão previstas 60 horas (média/ano) de treinamento por empregado, com um investimento de R$ 8 milhões.
Dando continuidade ao Programa de Instrutoria, o Banco está realizando novo curso de Capacitação de Instrutores Internos, reestruturado e totalmente alinhado às práticas e processos de educação corporativa, com o objetivo de continuar desenvolvendo nosso quadro de instrutores e capacitando cada vez mais empregados para atuarem como educadores em nossa empresa.
O Programa de Instrutoria Interna tem proporcionado ao Banrisul otimizar os recursos investidos em treinamentos e desenvolvimento, ampliar a oferta de cursos, oportunizar a mais colaboradores o acesso aos diversos programas de capacitação e desenvolver e fortalecer os processos de educação corporativa. O resultado é uma empresa sólida e competitiva, consolidada nos pilares do conhecimento, cultura e modernidade.