Ícone do site Jornal O Sul

Barreira é improvisada para conter avanço da água na zona central de Porto Alegre

Dique com sacos de areia foi montado perto da Usina do Gasômetro. (Foto: Alex Rocha/PMPA)

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) está improvisando um dique temporário próximo à Usina do Gasômetro e rua Duque de Caxias, no Centro Histórico de Porto Alegre, a fim de impedir novos alagamentos da região. Trata-se de uma barreira com sacos de areia para isolar a água que transborda da orla do Guaíba em relação aos bairros Centro Histórico e Cidade Baixa.

“A água está nivelada dentro da cidade e para colocar em operação a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais [Ebap] de número 15 foi necessária a criação deste pôlder”, explica o diretor-geral do órgão, Mauricio Loss.

Ainda segundo ele, as equipes estão divididas entre as operações da Ebap e da Ebap [Estação de Bombeamento de Água Bruta] Moinhos de Vento para restabelecer o mais breve possível os serviços essenciais da cidade.

Reservatório

Já na Praça Dom Sebastião, em frente ao Colégio Rosário (avenida Independência), o Dmae instalou na noite dessa sexta-feira (10) uma caixa d’água comunitária com capacidade para 5 mil litros. O reservatório foi doado pela empresa Fortlev e tem acesso gratuito a qualquer cidadão, ajudando a aliviar a escassez hídrica de água potável.

Ao menos quatro dispositivos idênticos devem ser colocados neste sábado nos bairros Independência, Moinhos de Vento, Petrópolis e Bela Vista, bairros que enfrentam desabastecimento nos últimos dias. O motivo é a paralisação da Estação de Bombeamento localizada no bairro Floresta e que atende também região. Ainda não há previsão de quando o problema será solucionado.

(Marcello Campos) 

Sair da versão mobile