Sábado, 16 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 27 de fevereiro de 2019
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
A base do governo Eduardo Leite mostrou ontem unidade. Foi durante a sessão de votação pela Assembleia Legislativa das duas Propostas de Emenda Constitucional: a que extingue a licença-prêmio e a outra que muda a forma de contagem do tempo de carreira dos servidores. Sem maiores dificuldades, as propostas foram aprovadas por 38 votos contra 12. A nova regra define que ficará extinta a licença-prêmio, que permitia aos servidores do governo do Estado o direito a três meses de descanso para cada cinco anos trabalhados. A outra opção era a venda destes três meses.
Comparação: Sartori x Leite
A PEC votada ontem foi levada ao legislativo pelo ex-governador José Ivo Sartori ainda em 2017, aprovada em primeiro turno por 35 votos contra 16. A segunda votação só não ocorreu em 2018, porque os deputados preferiram adiar a decisão, temendo prejuízos eleitorais.
Bloco de oposição
A atuação das bancadas em plenário mostrou ontem um bloco de oposição unido: PT, PDT e PSOL votaram contra os projetos. A atual legislatura não elegeu nenhum deputado do PCdoB, bancada que tradicionalmente se alinhava ao PT e PSOL.
Igreja e Forças Armadas em alta
É reveladora a pesquisa MDA/CNT de ontem, que avaliou o nível de confiança dos brasileiros nas suas instituições. A Igreja, 34,3%; Bombeiros, 19,7%; Forças Armadas, 16%; Justiça, 9,8%; Polícia, 4,1%; Imprensa, 3,7%; Governo, 2,4%; Congresso, 1%; Partidos, 0,2%.
Eduardo Leite já provou que não quer reeleição
O governador gaúcho Eduardo Leite tem deixado bastante clara sua posição contra a reeleição. Agiu assim como prefeito de Pelotas onde, mesmo com alto índice de aprovação, preferiu apoiar sua vice Paula Mascarenhas, que foi eleita no primeiro turno. Essa posição estimula projetos de candidatos do seu partido.
Alternativas tucanas
Nomes fortes do PSDB, os prefeitos Marchezan Junior, Jorge Pozzobon e Paula Mascarenhas, que comandam respectivamente Porto Alegre, Santa Maria e Pelotas, naturalmente estão na lista de possíveis candidatos à sucessão de Eduardo Leite. Antes, terão de decidir se disputam em 2020 a reeleição em seus municípios.
A Receita Federal está impossível…
O presidente Jair Bolsonaro conversou ontem pelo telefone com o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes pedindo sugestões para aperfeiçoar os mecanismos de investigação da Receita Federal. Ontem, surgiu a informação de que a Receita estaria investigando 134 alvos, que incluem nomes do Executivo, Legislativo e Judiciário. Para que se tenha uma ideia do tamanho da encrenca: além de Gilmar Mendes e sua mulher, também estaria na mira da Receita, Roberta Maria Rangel, mulher do presidente do Supremo, Dias Toffoli.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.