O maior cruzeiro do mundo, com um total de 20 decks, oito “bairros” e 365 metros de comprimento, fará sua primeira viagem com pagantes nesse final de semana. O Icon of the Seas chegou no último dia 10 na região portuária de Miami, nos Estados Unidos, de onde zarpará com capacidade para quase dez mil pessoas a bordo. Serão sete dias de passeio por rotas do Caribe.
Durante a semana, o craque Lionel Messi, do Inter de Miami, batizou a embarcação. Ele colocou uma bola de futebol sobre um botão que acionava o lançamento de uma garrafa de espumante que se chocou contra o casco do navio e se quebrou, como manda a tradição do segmento.
Logo no início do ano, a embarcação completou a travessia pelo Oceano Atlântico pela primeira e chegou a Ponce, em Porto Rico, para retoques finais e inspeções. Eram as etapas finais até o lançamento do navio de mais de 250 mil toneladas.
Antes da operação comercial, o maior navio do mundo recebeu convidados, jornalistas e agentes de viagens para exibir todas as suas funcionalidades.
O navio Icon of the Seas, da Royal Caribbean, fez seu primeiro teste em águas abertas em junho passado. Segundo a “Travel Weekly”, os testes no mar foram importantes para avaliar os sistemas técnicos e os instrumentos de navegação de um navio. O segundo conjunto de testes foi uma das fases finais da construção, levando o navio ao “seu limite”, afirma o portal.
Maior que o Titanic
Cinco vezes maior que o Titanic, o gigante de 250.800 toneladas tem capacidade para quase dez mil pessoas: até 7.600 passageiros e 2.350 tripulantes. O navio conta com o maior parque aquático marítimo do mundo, com seis toboáguas de tamanho recorde. Além de sete piscinas, nove banheiras de hidromassagem, um simulador de surfe e mais de 40 restaurantes, bares e áreas de entretenimento. Uma particularidade é a gigantesca cúpula de cristal que cobre a proa.
O Icon of the Seas foi construído no estaleiro Meyer Turku, um dos principais construtores navais da Europa, em Turku, na Finlândia.
Em seu interior, são 28 tipos diferentes de acomodações, com mais categorias para famílias, mais layouts com vista para o mar e mais espaço para viajantes em grupo.
Grandes navios reduzem o custo de cada passageiro ao fazer economias de escala. Com shoppings, uma pista de patinação no gelo e “mais lugares do que qualquer outro navio”, o “Icon of the Seas” também oferece mais lugares para gastar dinheiro a bordo.
Pico evolutivo
A embarcação promete ser um pico evolutivo da linha de cruzeiros, usando a tecnologia mais recente para construir uma “base perfeita”. O Icon of the Seas é o primeiro navio da Royal Caribbean International movido a gás natural liquefeito (GNL) e tecnologia de célula de combustível, como parte do movimento da empresa para um futuro de energia limpa.
O Icon of the Seas navegará em férias de sete noites no Caribe Oriental e Ocidental partindo de Miami o ano todo. Cada viagem incluirá uma visita ao Perfect Day at CocoCay, o premiado destino de ilha particular da Royal Caribbean, bem como sua nova expansão, Hideaway Beach.
O atual detentor do título de maior navio de cruzeiro do mundo a embarcação Wonder of the Seas, também da Royal Caribbean. Inaugurado no ano passado, o gigante tem aproximadamente 362 metros de comprimento, mas apenas 18 decks – dois a menor que seu irmão, Icon of the Seas.