Quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Variedades Beber álcool pode levar à queda de cabelo? Ciência diz que sim

Compartilhe esta notícia:

Pessoas que bebem regularmente têm 1,4 vezes mais probabilidade de sofrer de alopecia androgenética. (Foto: Reprodução)

Pesquisadores da Universidade Nacional de Pusan descobriram uma relação entre a quantidade de álcool consumida e a perda de cabelo. Segundo os cientistas, pessoas que bebem regularmente têm 1,4 vezes mais probabilidade de sofrer de alopecia androgenética (AGA).

AGA é a forma mais prevalente de perda de cabelo que afeta milhões de homens e mulheres no mundo todo. Estudos anteriores sugeriram que a condição é causada principalmente por fatores genéticos e hormonais. No entanto, a nova pesquisa acrescenta evidências crescentes de que fatores de estilo de vida também podem contribuir.

“Indivíduos que consomem álcool podem ter uma probabilidade ligeiramente maior de sofrer de AGA em comparação com os que não bebem”, disse o professor Yun Hak Kim, que liderou o estudo.

Os cientistas não analisaram o motivo por trás dessa ligação, mas eles acreditam que tenha relação com o acetaldeído – um subproduto do metabolismo do álcool.

“Ele pode interferir no ambiente imunológico do couro cabeludo – fatores que podem contribuir para a AGA. No entanto, esse mecanismo proposto continua especulativo. Com o tempo, isso pode contribuir para estratégias de saúde mais abrangentes e personalizadas, onde fatores como dieta, genética e estilo de vida são melhor compreendidos e integrados aos planos de prevenção e tratamento para queda de cabelo”, afirmou Kim.

No geral, os pesquisadores esperam que as descobertas incentivem mais pesquisas sobre a ligação entre o consumo de álcool e a queda de cabelo.

Embora a perda de cabelo seja algo que preocupa muitos homens, estudos apontam alguns benefícios na calvície. Como por exemplo: eles são considerados mais maduros socialmente, inteligentes, educados e honestos, em comparação aos homens com muito cabelo.

É normal perder entre 50 a 100 fios de cabelo por dia, mas quando a queda é excessiva, é importante procurar um dermatologista para diagnosticar a causa. A depender da causa, pode ser necessário o acompanhamento de outros especialistas, como o endocrinologista.

Para ajudar a combater a queda de cabelo, pode-se: Consumir alimentos ricos em ferro, como carnes vermelhas, espinafre e lentilhas; Fazer um cronograma capilar, que ajuda a repor água, lipídios, proteína e queratina nos fios.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Veteran Car, encontro de carros antigos, acontece neste domingo em Porto Alegre
Saiba qual é a idade da Terra e como os cientistas a calcularam
https://www.osul.com.br/beber-alcool-pode-levar-a-queda-de-cabelo-ciencia-diz-que-sim/ Beber álcool pode levar à queda de cabelo? Ciência diz que sim 2024-12-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar