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Saúde Beleza de mulheres mais velhas agora tem valor em campanhas publicitárias

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Cantora Joni Mitchell na campanha de verão 2015 da grife francesa Yves Saint Laurent. (Crédito: Reprodução)

Os padrões de beleza no mundo da moda mudam de tempos em tempos, mas sempre apoiados na idealização da juventude, uma estética baseada na batalha inglória pela pele e o corpo perfeitos. Não nesta temporada. Durante a semana de moda de Nova York, nos Estados Unidos, as bancas exibiam a palavra “fashion” em letras garrafais e a imagem da cantora Joni Mitchell, 71 anos, estampada na capa da revista New York.

Estrela da campanha do projeto musical da Yves Saint Laurent Paris, a canadense é uma lenda da música folk rock, famosa por hits como “Both Sides Now” e “Big Yellow Taxi”. “Quero fixar meu legado. Tem sido massacrante”, disse à revista, sobre a dificuldade de preservar sua imagem em uma cultura musical efêmera.

Phoebe Philo, estilista da grife francesa Céline, foi uma das que apostaram na beleza um tanto à moda antiga. Ela escolheu a escritora e ensaísta americana Joan Didion, 80, para aparecer de óculos escuros e em pose glamorosa na atual campanha da marca.

A decoradora americana Iris Apfel, 92, referência de estilo desde 2011, quando o Metropolitan Museum, em Nova York, organizou uma mostra de seu guarda-roupa, aparece na nova peça publicitária da grife Kate Spade New York. Beirando os 70, a artista performática sérvia Marina Abramovic é uma das modelos da atual campanha da marca francesa Givenchy. “É apenas uma beleza diferente. Existe a beleza dos 30, dos 40. Por que não haveria a dos 70?”, dispara Elke Maravilha, que, aos 70 anos, estrela a única campanha nacional que traz uma modelo mais velha, a do estilista mineiro Lucas Magalhães, uma das grandes promessas da moda. Como top dos anos 1960 e 1970, Elke desfilou para estilistas como Zuzu Angel (1921-1976), de quem era amiga.

“Estou velha, sim, e acho horrível quem procura a juventude a todo custo, essa história de ‘sou velha mas tenho espírito jovem’. A beleza de envelhecer é provar tudo o que a vida pode oferecer em diferentes momentos. Talvez seja essa a mensagem que os estilistas querem passar”, afirma.

A coleção de cores vivas, inspirada no Nordeste, diz Magalhães, tinha tudo a ver com Elke. “Minha geração cresceu vendo Elke na TV [como jurada do ‘Show de Calouros’, do SBT] e trabalhar com ela é resgatar memórias. Afinal, nós estilistas sempre estamos olhando o passado para ressignificar o presente”, afirma.

Para Zé Macedo, dono de uma agência de modelos e responsável por gerir a carreira de tops como Alessandra Ambrósio, Carol Trentini e Lea T., esse movimento na moda é reflexo do crescimento da expectativa de vida das pessoas. “Antes dizia-se que a vida acabava nos 50 anos. Na moda, era pior. Uma modelo terminava a carreira com 30, no máximo”, diz. (Pedro Diniz/Folhapress)

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https://www.osul.com.br/beleza-de-mulheres-mais-velhas-agora-tem-valor-em-campanhas-publicitarias/ Beleza de mulheres mais velhas agora tem valor em campanhas publicitárias 2015-05-09
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