Sexta-feira, 25 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Belgrado construirá monumento a quem foi estopim da Primeira Guerra Mundial

Compartilhe esta notícia:

Tiro matou, em 1914, o herdeiro do império austro-húngaro, o arquiduque Francisco Fernando de Habsburgo. (Foto: Reprodução)

Belgrado erguerá um monumento em homenagem a Gavrilo Princip, o autor do atentado em Sarajevo de 1914, que desencadeou a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), anunciou nessa segunda-feira Gora Vesic, funcionária da prefeitura.  “O monumento vai homenagear um homem que, por seu ato, entrou para a história sérvia e se sacrificou pela liberdade”, disse.  O conselho municipal da capital sérvia tem previsto votar a decisão nesta terça-feira, acrescentou.

Princip (1894-1918) era um estudante nacionalista bósnio que matou com um tiro, em 28 de junho 1914,  o herdeiro do império austro-húngaro, o arquiduque Francisco Fernando de Habsburgo, e a esposa Sofia. O atentado foi o estopim que desencadeou a engrenagem diplomática que levou à guerra, em quem mais de 8 milhões de soldados e 6,5 milhões de civis perderam a vida.

O estudante, que morreu de tuberculose em abril de 1918, na prisão, foi considerado um herói tanto no reino da Iugoslávia como no regime comunista e o continua sendo na atual Sérvia. (AFP)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Ponte de Laguna está 99% concluída, diz superintendente catarinense
Bombeiros encerram buscas no Arroio Dilúvio
https://www.osul.com.br/belgrado-construira-monumento-a-quem-foi-estopim-da-primeira-guerra-mundial/ Belgrado construirá monumento a quem foi estopim da Primeira Guerra Mundial 2015-06-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar