Benedict Cumberbatch vai combater os nazistas mais uma vez. Depois de quebrar o código Enigma dos alemães ao interpretar Alan Turing em “O Jogo da Imitação”, o ator britânico será o mágico Jasper Maskelyne, cujas habilidades ilusionistas ajudaram as tropas aliadas no norte da África durante a Segunda Guerra Mundial. O longa, que ainda não tem diretor, é baseado na obra “The War Magician: The True Story of Jasper Maskelyne” (“O Mágico da Guerra: A História de Jasper Maskelyne”, em tradução livre), lançada em 1983 e escrita por David Fisher. Garry Whitta assina o roteiro adaptado, segundo a revista “The Hollywood Reporter”.
No livro, Maskelyne diz ter ganho a batalha de El Alamein, no norte do Egito, ao projetar a ilusão de uma tropa inteira no deserto. O mágico britânico ainda fala que usou suas técnicas para “esconder” o canal de Suez de equipes de reconhecimento inimigas e que “criou” uma fábrica de bombas com o auxílio de suas habilidades de camuflagem. Outra história contada pelo próprio ilusionista afirma que ele foi colocado na lista negra pessoal de Adolf Hitler por seus feitos e que, caso fosse capturado pelos nazistas, receberia um “tratamento” especial.
Se Maskelyne de fato ganhou uma batalha sozinho ou colaborou com os aliados ainda é tema de debate e ele nunca recebeu nenhum tipo de reconhecimento oficial. O mágico morreu em 1973 e, segundo a publicação de Fisher, completamente bêbado. Atualmente, Cumberbatch grava para a Marvel o filme “Doutor Estranho”, no qual ele é o personagem principal. O longa está previsto para novembro de 2016.