O deputado Sérgio Peres (PRB) ocupou o período do Grande Expediente da sessão da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (24/02) para homenagear os 162 anos da Associação Beneficência Portuguesa, mantenedora do Hospital. Na oportunidade, o advogado José Antônio Pereira de Souza, presidente da tradicional entidade filantrópica, recebeu a medalha da 54ª Legislatura. O parlamentar destacou que os olhos do Rio Grande do Sul estão voltados a uma instituição que é parte da vida da cidade de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul.
A plenária foi marcada pela emotividade. Um a um, em representação de todas as bancadas, os parlamentares registraram em apartes sua admiração pela trajetória secular do hospital e por sua contribuição humanitária no setor da saúde. Peres recordou que a instituição foi fundada no dia 26 de fevereiro de 1854 por iniciativa do vice-cônsul de Portugal, Antônio Maria do Amaral Ribeiro. Criado para cuidar da saúde dos integrantes da comunidade lusa e de suas famílias, o hospital foi ganhando importância até se tornar referência nacional em Neurocirurgia e em Traumato-Ortopedia, atuando também em outras 20 especialidades.
Referência em atendimento humanizado
A Beneficência Portuguesa conta hoje com um Corpo Clínico de excelência constituído por 202 médicos, 66 profissionais de nível superior em Enfermagem e 228 técnicos, denominados pelo parlamentar do PRB de “guerreiros e guerreiras da vida”, que atuam na defesa da saúde das comunidades gaúchas.
“Em 20 mil metros quadrados, a Beneficência oferece amplas instalações voltadas à prestação de assistência médica e hospitalar em suas alas de internação e no Pronto Atendimento 24 horas”, sublinhou o deputado. Além disso, Peres observou que a Beneficência proporciona em sua ampla sede da Avenida Independência, 270, Centro Cirúrgico, UTI, Laboratório de Análises Clínicas e sofisticados serviços de Diagnóstico por Imagem. A Beneficência Portuguesa atende pacientes do Sistema Único de saúde (SUS), associados do IPE, convênios privados e particulares.