Ícone do site Jornal O Sul

Benefício não pode ser para um só

O governador José Sartori, enfrentando as dificuldades constantes de caixa, precisa publicar no Diário Oficial decreto reconhecendo o estado de emergência. Seguirá o exemplo do Rio de Janeiro, que adotou a mesma medida, pediu 6 bilhões de reais e receberá a metade da União.

TEM A CHAVE

À frente da operação que abre o cofre da Fazenda está o influente Moreira Franco, ex-governador do Rio de Janeiro e atual secretário executivo do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República. Advoga em causa própria e comprova o ditado consagrado em Brasília: quem não chora não mama.

AQUECIMENTO

O PMDB de Porto Alegre encerrou ontem o ciclo de dez seminários em que foram abordados temas fundamentais da cidade. Participaram 1 mil e 500 dirigentes, militantes e técnicos. O resultado servirá de base para a elaboração com partidos aliado do programa do candidato à Prefeitura Sebastião Melo.

Participaram o ex-senador Pedro Simon e o deputado federal José Fogaça, entre outras lideranças.

MECANISMO

Nas aulas de Direito Constitucional, os professores ensinam que a Democracia não é outorgada por decreto. Ela se afirma no cotidiano e no exercício constante.

MÉTODOS

As investigações de desvios do dinheiro público tornam-se marcantes porque permitem à população distinguir melhor. Nas eleições, haverá outra chance para que as escolhas se façam com zelo.

MUDANÇA

Com a depuração em andamento, é possível que se faça novo conceito da Política. Por exemplo: busca decidir de forma correta o que é justo para alcançar um País igualitário e viável.

PREVISÃO DE CHOQUE

No parecer contrário ao projeto do Executivo, que trata da qualificação de entidades como organizações sociais, a deputada Manuela D’Ávila listou 36 órgãos do Estado que poderão ser absorvidos pela iniciativa privada. O tema está na pauta para votação terça-feira na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa.

VOO BAIXO

O Foro de São Paulo vai se reunir quarta-feira em El Salvador “para reflexão e acordos políticas entre forças e partidos de esquerda da América Latina e Caribe”. Sem a presença tão esfuziante do Brasil.

RÁPIDAS

* Com a saída de Henrique Alves, o Ministério do Turismo poderia ser transformado numa Secretaria enxuta.

* Mesmo que não tenha mar, Brasília está tomada de piratas com gravata.

* Cada meio ponto de redução da taxa de juros significa economia anual de 10 bilhões de reais no orçamento federal.

* A Argentina abriu o voto no plebiscito da Venezuela e ficará com a oposição. O Brasil fará o mesmo. O feudo de Maduro cai no abismo.

* A CPI da União Nacional dos Estudantes será instalada terça-feira na Câmara dos Deputados com bateria de perguntas instigantes.

* Napoleão costumava dizer que “os homens são mais ardorosos na defesa de seus interesses pessoais do que dos ideais”.

* Em Brasília, o salão de beleza Metamorphose é o mais concorrido. Consta que a preferência tem relação com o que ocorre nos bastidores do poder.

* A Transpetro, do operador de gravações Sérgio Machado, tinha uma subsidiária oculta: a Transpropina.

Sair da versão mobile