Segunda-feira, 21 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cinema Beth Carvalho, Elis Regina, Tom Jobim, Miúcha e Belchior viram filmes

Compartilhe esta notícia:

Mostra traz documentários que falam de grandes nomes da música brasileira. (Foto: Reprodução/Instagram)

“Nós vamos arrasar, hein!” Era o que dizia Miúcha (1937-2018) para sua banda em toda abertura de show. A frase que motivava os músicos também serviu de inspiração para os diretores Daniel Zarvos e Liliane Mutti durante a fase de montagem do documentário “Miúcha, a voz da bossa nova”. A produção sobre a cantora é uma das atrações do Festival do Rio, que começa nesta quinta-feira (6), com a exibição de mais de 200 filmes até o dia 16. Entre produções internacionais de diretores consagrados e estreias nacionais, chama a atenção a quantidade de documentários que tratam do universo da música.

Além do longa sobre Miúcha, há outros oito títulos do gênero, seis brasileiros e dois internacionais. Completam a seleção nacional “Andança — Os encontros e as memórias de Beth Carvalho”, de Pedro Bronz, “Belchior — Apenas um coração selvagem”, de Natália Dias e Camilo Cavalcanti, “De você fiz meu samba”, de Isabel Nascimento Silva, “Elis & Tom, só tinha de ser com você”, de Roberto de Oliveira, “Elton Medeiros: o sol nascerá”, de Pedro Murad, e “Fausto Fawcett na cabeça”, de Victor Lopes. O doc português “Cesária Évora”, de Ana Sofia Fonseca, e o americano “Hallelujah: Leonard Cohen, a journey, a song”, de Daniel Geller e Dayna Goldfine, formam a lista estrangeira.

Ilda Santiago, diretora executiva do Festival do Rio, lembra que docs do gênero sempre fizeram sucesso na programação do evento.

“Os documentários que falam de grandes nomes da música falam do que temos de melhor como brasileiros. Eles são capazes de nos unir no que temos de melhor”, destaca Ilda, que chama a atenção ainda para os títulos sobre samba, “ritmo capaz de levantar a autoestima do brasileiro.”

Além das biografias de Beth Carvalho (1946-2019) e do cantor e compositor Elton Medeiros (1930-2019), será exibido “De você fiz meu samba”, de Isabel Nascimento Silva, que resgata a história de Liette de Souza, Angela Nenzy, Jane Baptista, Denize Correia e Bertha Nutels, que ajudaram construir a carreira dos maridos, os baluartes do samba Roberto Ribeiro, Wilson Moreira, Luiz Carlos da Vila, Ratinho e Délcio Carvalho, responsáveis por clássicos como “Vai vadiar” e “O show tem que continuar”.

A programação promete emocionar oferecendo novas perspectivas sobre grandes nomes também da bossa nova. Um dos discos mais famosos da música brasileira é tema do documentário “Elis & Tom, só tinha de ser com você”. Empresário de Elis Regina à época e responsável por organizar o encontro com Tom Jobim, Roberto de Oliveira é o diretor do longa. Por quase 45 anos, ele guardou vasto material de making of do encontro até que decidiu resgatá-lo e restaurá-lo em 2018.

“É um alívio lançar este filme. Me sentia depositário de uma história muito importante, que precisava ser contada como realmente ocorreu”, conta Roberto. “Acho que os fãs irão se emocionar muito porque é um mergulho na personalidade e no processo de criação dos dois. É um filme revelador, uma história de bastidores.”

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cinema

Síndrome do Pensamento Acelerado causa irritação e insônia
Quer estudar na França? As candidaturas para graduação e pós estão abertas
https://www.osul.com.br/beth-carvalho-elis-regina-tom-jobim-miucha-e-belchior-viram-filmes/ Beth Carvalho, Elis Regina, Tom Jobim, Miúcha e Belchior viram filmes 2022-10-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar