Ícone do site Jornal O Sul

Bets ilegais usam sites alternativos para driblar bloqueio do governo

Bets irregulares estão funcionando em sites quase iguais aos que estavam na lista da Anatel. (Foto: Reprodução)

Bets ilegais têm conseguido driblar o bloqueio do governo federal utilizando sites alternativos. De acordo com levantamento divulgado nesta quarta-feira (16) pelo site G1, pelo menos 18 bets irregulares estão funcionando em sites quase iguais aos que estavam na lista da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) contendo mais de 2 mil endereços irregulares que deveriam ser bloqueados.

Alguns dos sites que estão no ar de forma irregular foram criados na última sexta-feira (11), mesmo dia em que a agência divulgou a lista. A estratégia para burlar a proibição foi inserir, após o nome original da página, uma sequência de caracteres, como os números 11 e 22, por exemplo.

O G1 informou que encontrou mais de 130 sites de 18 bets irregulares. Uma mesma plataforma pode ter vários endereços. A Anatel afirmou que seu papel é encaminhar às operadoras de telecomunicações a lista de sites indicados pelo Ministério da Fazenda para bloqueio.

“O papel da Anatel é encaminhar a lista dos endereços dos sites que exploram a modalidade lotérica de apostas em desacordo com a regulamentação do Ministério da Fazenda às empresas autorizadas do SMP (telefonia móvel) e do SCM (banda larga) para implementação do bloqueio de acesso aos domínios. Essa lista foi elaborada pelo Ministério da Fazenda e encaminhada à Anatel, que notificou as prestadoras dos serviços de telecomunicações”, disse a agência reguladora.

Sair da versão mobile