Sábado, 01 de fevereiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Música Beyoncé lidera indicações ao Grammy, mas nunca levou os prêmios principais; entenda

Compartilhe esta notícia:

Beyoncé é líder de nomeações ao Grammy deste ano e quebra recorde. (Foto: Divulgação)

Grandes estrelas da música competem pelos principais prêmios do Grammy, no domingo (2), em Los Angeles, cidade que se recupera dos danos provocados pelos incêndios. Beyoncé e seu inovador álbum “Cowboy Carter”, que enaltece a cultura dos caubóis negros, lideram as indicações ao Grammy deste ano, com 11 chances de ganhar um prêmio.

“Cowboy Carter” é seu quinto álbum de estúdio na disputa pelo prêmio principal. Taylor Swift, que já ganhou o prêmio quatro vezes, está entre suas rivais na categoria.

A megaestrela já é a vencedora do Grammy mais indicada e mais premiada, mas também a mais desprezada: ela nunca venceu os prêmios de Álbum e Gravação do Ano, os mais importantes da festa.

Embora o extenso álbum duplo de Swift, “The Tortured Poets Department”, tenha deixado a desejar aos críticos, a cantora, que acabou de encerrar a Eras Tour, que bateu recordes, recebeu seis indicações.

Billie Eilish, outra frequente candidata, tem sete indicações, enquanto Charli XCX (oito indicações), Sabrina Carpenter (seis) e Chappell Roan (seis), estão todas concorrendo a prêmios importantes.

O astro do hip-hop Kendrick Lamar — cujo conflito com Drake gerou “Now like us”, uma das músicas mais virais do ano — recebeu sete indicações, e Post Malone, que recentemente trabalhou com Beyoncé e Swift, recebeu oito. Ambos são destaque nas categorias principais.

Esnobada

Beyoncé alcançou um feito histórico após a divulgação dos indicados ao Grammy Awards 2025. Ultrapassando o marido, o rapper Jay-Z, 54, ela se tornou a artista com maior quantidade de nomeações na história do evento. Além disso, é a recordista em quantidade de categorias neste ano.

O paradoxo de Beyoncé nunca ter ganhado os grandes prêmios reavivou a crítica frequente de que a Academia deixa de lado o trabalho de artistas negros.

“Cowboy Carter” é uma homenagem ousada e de grande escala à sua herança sulista, que questiona o setor country, que há muito tempo promove uma visão rígida do gênero, que é predominantemente branco e masculino.

A relação às vezes tensa de Beyoncé com o Grammy “realmente ilustra as falhas na forma como as organizações pensam sobre estilo e gênero, especialmente em relação a raça e gênero”, disse a musicólogo Lauron Kehrer.

“Acho que seria bom se o Grammy mostrasse um pouco mais de engajamento fora da esfera pop branca” nas categorias principais, disse à AFP.

A Academia tomou medidas para expandir e diversificar seu grupo de eleitores nos últimos anos, o que, segundo Kehrer, significa que “temos mais perspectivas a serem consideradas”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Música

Mulher que recebeu rim de porco ultrapassa a barreira de 2 meses de sobrevida e se torna a mais longeva com um órgão animal
Bill Gates fala sobre estar no espectro autista: “Chave para minhas habilidades”
https://www.osul.com.br/beyonce-lidera-indicacoes-ao-grammy-mas-nunca-levou-os-premios-principais-entenda/ Beyoncé lidera indicações ao Grammy, mas nunca levou os prêmios principais; entenda 2025-01-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar