A bicampeã mundial e medalhista olímpica Bia Ferreira venceu a costarriquenha Pamela Sanchez e avançou para a semifinal na categoria até 60kg dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Com esse resultado, Bia garantiu a primeira vaga para Paris 2024 do boxe brasileiro. A baiana radicada em Juiz de Fora (MG) ainda assegurou uma medalha, já que não tem disputa pelo terceiro lugar no boxe.
“Eu sei que eu vou ter que ser uma guerreira, eu sei que as meninas estão com muita vontade de também ser campeã Pan-Americana, mas minha vontade é maior, eu tô muito mais preparada e eu vou pra cima, não vou deixar barato, vou buscar esse bicampeonato até o fim. É isso, é continuar acreditando, ficar concentrada, manter o foco porque a competição ainda não terminou, claro, tirei um caminhão das costas, mas ainda estou na disputa, estou na briga pra poder trazer essa medalha aí dourada”, disse Bia Ferreira.
Em apenas 1 minuto e 30 segundos, a brasileira confirmou seu favoritismo. Bia foi muito superior e teve boas sequências de golpes, o que foi suficiente para o árbitro encerrar a luta ainda no primeiro assalto.
Está é a segunda medalha da bicampeã mundial em Pans. Em Lima 2019, Bia Ferreira conquistou a medalha de ouro. Agora em Santiago, ela vai atrás do bicampeonato da competição.
“Eu fico muito emocionada, eu sei o quanto todo mundo se dedicou bastante, o quanto a gente treinou, o quanto a gente se preparou e é emocionante né, eu tô muito feliz de estar fazendo parte desse time e de estar aí na briga nesse momento histórico que vai ter”, comemorou a atleta.
O Brasil ainda tem 11 atletas vivos no boxe dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Nove deles já estão na semifinal, e consequentemente garantiram medalha. A categoria de Bia classifica quatro atletas para os Jogos de Paris, assim como a categoria de até 57kg. As demais, classificam apenas os finalistas.