Ícone do site Jornal O Sul

Bia Haddad vence americana e está nas oitavas do Madrid Open de tênis

Brasileira mostrou tênis consistente e boa variação de jogadas ao derrotar Emma Navarro por 2 a 0. (Foto: Getty Images)

Com um jogo de fundo de quadra forte e consistente, mas boas chegadas na rede para voleios que levantaram o público, Beatriz Haddad Maia venceu a americana Emma Navarro por dois sets a zero, parciais de 6/4 e 6/4, na segunda rodada do Madrid Open.

A brasileira aproveitou cada espaço da quadra de saibro numa partida com games extremamente disputados e avançou para as oitavas de final do WTA 1000 de Madri, quando enfrentará a grega Maria Sakkari, número 6 do mundo, nesta segunda-feira (29). Detalhe animador: Bia venceu em todas as três vezes em que ela e Sakkari se enfrentaram.

Jogo

A partida foi brigada. Bia, número 14 do mundo, mostrou mais força e consistência que Navarro, a número 23, mas também precisou correr atrás do resultado e impedir break points da adversária em diversos momentos do jogo.

O primeiro set começou com as duas jogadoras se estudando. Cada uma confirmou seu primeiro saque. Mas já no terceiro game, Bia impôs um ritmo de jogo mais agressivo e quebrou o serviço de Navarro.

A americana então devolveu a quebra no game mais longo, disputado e emocionante da partida. As duas ficaram empatadas em 40 a 40 por cinco vezes. Bia, que acertou um voleio de levantar o público, teve duas chances de confirmar seu serviço. Navarro teve três break points, e confirmou o terceiro, deixando tudo igual na partida, com uma quebra para cada lado.

Os dois games seguintes, para compensar, foram muito rápidos. Cada tenista confirmou seu serviço sem maiores dificuldades, deixando a partida empatada em 3 a 3. Mas no seguinte, Bia quebrou novamente, dessa vez com tranquilidade, e confirmou o serviço no game seguinte, ampliando para 5 a 3. Navarro reduziu a diferença para 5 a 4. Mas precisava quebrar novamente o saque de Bia no game seguinte para não perder o primeiro set.

O décimo e decisivo game do set foi, então, novamente longo e disputado, com as duas jogadoras se revezando à frente do placar. Com Bia sacando, a americana teve um break point, que desperdiçou em um erro de devolução, jogando a bola na rede. Navarro ainda teve a chance de ganhar o game com outros dois break points. Mas Bia correu atrás do prejuízo e fechou o primeiro set em 6 a 4.

O segundo set foi muito parecido com o primeiro, com muitas trocas de bola no fundo de quadra, boas paralelas da americana e decisivas chegadas na rede de Bia. As duas tenistas chegaram empatadas em quatro a quatro ao longo nono game. Nele, então, Bia aproveitou um erro não forçado de Navarro para quebrar seu serviço. E aí foi só confirmar seu saque e repetir o placar do primeiro set: 6 a 4.

Com a vitória, Bia chegou às oitavas de final de um WTA 1000 pela primeira vez desde Roma, em maio do ano passado.

Brasileiros

Bia Haddad, Thiago Monteiro e Thiago Wild venceram seus dois primeiro jogos e já estão na terceira rodada de Madri. Luisa Stefani, que joga duplas ao lado da holandesa Demi Schuurs, também venceu na estreia do torneio espanhol e avançou.

Agora, nas oitavas de final do WTA 1000 de Madri, Bia Haddad enfrentará a grega Maria Sakkari, número 6 do mundo, na próxima segunda-feira (29). No mesmo dia, Luisa e Demi encaram a dupla de chinesas Xinyu Wang e Saisai Zheng.

Já Thiago Monteiro, na terceira rodada do Masters 1000 de Madri, vai encarar o tcheco Jiri Lehecka, 31º do ranking da ATP. Enquanto Thiago Wild vai pegar o espanhol Carlos Alcaraz, 3º do mundo e atual bicampeão em Madri.

Sair da versão mobile