Ícone do site Jornal O Sul

Em visita a Israel, presidente dos EUA diz que ataque a hospital em Gaza “parece que foi obra do outro lado”

Biden desembarcou em Israel em um dos momentos de maior tensão na guerra contra o Hamas. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Em visita a Israel, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta quarta-feira (18) que o ataque a um hospital em Gaza “parece” não ter sido executado por Israel. A explosão deixou centenas de mortos na terça-feira (17).

“Segundo o que observei, parece que foi obra do outro lado”, disse Biden para o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, durante um encontro em Tel Aviv. Porém, ele destacou que “há muita gente por aí” e que não dá para ter certeza do que causou a explosão.

O Hamas afirmou o ataque contra o hospital Ahli Arab partiu de Israel. Já as Forças de Defesa israelenses alegam que a explosão foi causada por um foguete lançado pela Jihad Islâmica. O grupo terrorista ligado ao Hamas negou ser responsável pela ação.

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, decretou luto de três dias em razão do ataque à instituição de saúde, o qual classificou como um “massacre”.

Segundo especialistas, a ida de Biden a Israel tem como objetivo demonstrar o apoio norte-americano ao país e, ao mesmo tempo, tentar evitar que a guerra contra o Hamas envolva outros nações, como Irã, Líbano e Síria.

O presidente dos Estados Unidos desembarcou em Israel em um dos momentos de maior tensão no conflito. Biden quer desenvolver com Israel um plano para a criação de um corredor humanitário que ajudaria civis que estão na Faixa de Gaza a deixarem a zona de guerra.

Sair da versão mobile