Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 18 de agosto de 2017
A 11ª Bienal do Mercosul traz para a Capital o seminário internacional intitulado”LUGARES DE MEMÓRIA NO TRIÂNGULO DO ATLÂNTICO”, que será realizado no Auditório da FABICO – UFRGS, nos dias 24 e 25 de agosto de 2017.
No evento serão abordados aspectos históricos, geográficos, antropológicos, culturais e filosóficos das relações entre o Brasil e a África. O seminário também apresentará para o público as ideias, tradições, conhecimentos, estilos culturais e sistemas de valores europeus, africanos e americanos que deram ao mundo uma nova dimensão e contribuíram para a configuração de relações em escala planetária.
Foi durante o tráfico de escravos que os africanos e seus descendentes tiveram que recriar os seus referenciais sócio-culturais, identificando na África uma matriz capaz de conferir sentidos novos à sua existência, capacitando-os a resistir em situação de profunda opressão. O objetivo deste evento é reunir especialistas que se dedicam ao estudo dos lugares de memória (museus, tradições, oralidade) deste Mundo Atlântico, com ênfase no fluxo e refluxo entre o Brasil e a África.
Programação:
24 de agosto
15h: José Rivair Macedo – “A primeira embaixada africana ao Brasil (Salvador, 1750)”
16h30min: Projeção do documentário Atlântico negro, de Renato Barbieri (1998), com com comentários de Milton Guran
19h: Malick Kane (Senegal) -“Transatlanticidade: sobre o African Burial Ground New York e o projeto do Mémorial de Gorée no Senegal”.
25 de agosto
10h: Milton Guran: “Cais do Valongo: passado, presente e futuro”
14h: Rafael Sanzio Araújo dos Anjos: “Os quilombos e o Brasil africano visível-invisível”
15h: Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Jr.: “Diáspora africana: maçambique de Osório, memória, re-significação cultural e política quilombola”
16h: Oscar Montaño (Uruguay) – “Batuque de Candombe. Sala de Nación como espacio de Resistência”
17h: Lançamento dos livros: Atlas Geográfico África-Brasil, O Brasil africano: cartografia para educação e Geopolítica da Diáspora África-América-Brasil, de Rafael Sanzio Araújo dos Anjos;
17:30min: Projeção do documentário: A tradição do Bará do Mercado, dirigido por Ana Luiza Carvalho da Rocha (2008), com comentários de Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Jr.
19h30min: Conferência de Encerramento, pelo Prof. Severino Elias Ngoenha (Moçambique) – “Ubuntu, um desafio africano para o mundo”.