Quinta-feira, 17 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Bienal do Rio: nova decisão manda recolher livros com temática LGBT que não estejam embalados

Compartilhe esta notícia:

Ilustração do livro “Vingadores, a cruzada das crianças” foi motivação do prefeito do Rio, Marcelo Crivella, pedir a apreensão das obras na Bienal (Foto: Reprodução @Mr_Noth_Ing)
[responsivevoice_button voice='Brazilian Portuguese Female' buttontext='Ouça essa notícia clicando aqui']

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) emitiu uma decisão, assinada pelo desembargador Cláudio de Mello Tavares, que manda recolher as obras da Bienal do Livro que tratem de temática LGBT voltadas para o público jovem e infantil. A exigência é que livros com algum tipo de temática LGBT estejam lacrados e tenham uma advertência sobre o conteúdo. Caso não atendam às exigências, os livros vão ser apreendidos e a Bienal pode ter a licença cassada.

Embora o assunto tenha gerado polêmicas, o desembagador “ressalta não se tratar de ato de censura, mas reputa ser inadequado que uma obra de super-herói, atrativa ao público infanto-juvenil, a que se destina, apresente e ilustre o tema da homossexualidade a adolescentes e crianças, sem que os pais sejam devidamente alertados […]”.

A decisão suspende a liminar obtida pela organização da Bienal 2019, que impedia autoridades municipais de apreender livros, já que o recurso do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, foi atendido.

A obra em questão, citada por Crivella, é “Vingadores, a cruzada das crianças”, na qual consta o beijo entre dois personagens homens. Na capa do livro não consta nenhuma menção a cenas com temática LGBT e os exemplares eram vendidos lacrados.

LEIA MAIS:

Prefeito do Rio exige retirada de livro da Bienal que mostra ilustração com beijo gay

Justiça concede liminar impedindo prefeitura do RJ de apreender livros na Bienal

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

PRF prende casal e apreende armas, anabolizantes e medicamentos de uso proibido em Montenegro
Câmara dos Lordes aprova lei para evitar que Reino Unido deixe União Europeia sem acordo
https://www.osul.com.br/bienal-do-rio-nova-decisao-manda-recolher-livros-com-tematica-lgbt-que-nao-estejam-embalados/ Bienal do Rio: nova decisão manda recolher livros com temática LGBT que não estejam embalados 2019-09-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar