Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 26 de setembro de 2018
Os problemas de saúde ligados a LER/DORT (esforços repetitivos e distúrbios osteomusculares) atingem várias categorias profissionais e são relacionadas, geralmente, com tarefas que exigem força ou ritmo de trabalho acelerados, somadas a posturas inadequadas e ao estresse. De acordo com dados do Ministério do Trabalho divulgados em junho de 2018, só no ano de 2017, as conhecidas LER/ DORT levaram à concessão de 22.029 benefícios acidentários a empregados afastados de seus cargos por mais de 15 dias.
Em 2017, dentre as 20 principais causas de afastamento de atividades profissionais por adoecimento no trabalho, quatro se enquadraram nessa denominação: lesões no ombro, sinovite (inflamação em uma articulação), tenossinovite (inflamação ou infecção na bainha que cobre o tendão) e mononeuropatias dos membros superiores (lesão no nervo periférico).
Embora os trabalhadores sejam os principais prejudicados em decorrência dessas doenças, os empregadores enfrentam também prejuízos na curva de produtividade das equipes “muitas vezes o prejuízo levado em consideração é o financeiro, entretanto, a ausência desses colaboradores pode impactar diretamente no desempenho das áreas, precisando ter, em alguns casos, uma mudança organizacional para evitar maiores problemas”, explica Yuri Fernandes, analista em segurança do trabalho da Bioqualynet Porto Seguro. De acordo com o Ministério do Trabalho, dados de 2017 mostraram que, se somados todos os dias em que os trabalhadores ficaram afastados de suas tarefas profissionais, as perdas financeiras equivaleriam a 2,59 milhões de dias de trabalho. Sendo assim, Yuri dá dicas de como prevenir e evitar problemas desencadeados pelos movimentos repetitivos:
Análise ergonômica do trabalho
A verificação dos locais de trabalho é essencial para a segurança dos colaboradores. A NR (Norma Regulamentadora) 17 analisa a interação do funcionário com o seu posto, para avaliar os equipamentos utilizados para execução das atividades, principais movimentos corporais realizados e também o mobiliário local. Yuri explica que a Bioqualynet oferece este tipo de serviço em mais de 8,5 mil estabelecimentos empresariais em todo o país.
Avaliação médica
Ir ao médico periodicamente, quando apresentar queixas relacionadas a essas doenças, garante uma identificação precoce e um tratamento eficaz e efetivo. Por isso, uma avaliação médica específica, proporcionado usualmente pelo empregador, traz um inventário de queixas nos setores de maior risco, podendo auxiliar na prevenção e rápida identificação.
Ginástica laboral
Uma série de exercícios no local de trabalho, como alongamentos, interação social, massagem e outras técnicas, estimulam o relaxamento mental e corporal.
Identificar o momento de parar
É necessário saber o momento correto de “dar um tempo”, pois nem sempre o ato de não parar corresponde a uma maior produtividade. Respeitar os horários de entrada, almoço e saída são essenciais para manter uma rotina balanceada. Além disso, os intervalos são ainda mais benéficos se casados com uma alimentação saudável, interação com colegas de trabalho e alívio do estresse da atividade. “Um dia de trabalho organizado e produtivo alimenta o cérebro com sensações de competência, melhora o processo criativo e gera estímulo para o próximo dia”, afirma Yuri.
A empresa proporcionar metas claras e atingíveis
Por estarem frequentemente atreladas a bonificações financeiras, as metas podem gerar competição entre os funcionários, estresse e, por vezes, conflitos e distúrbios na psique dos envolvidos. A dica é determinar objetivos claros e acompanhados de processos que permitam o atingimento por parte dos funcionários.
eSocial
O eSocial é um projeto do Governo Federal que pretende unificar, digitalmente, informações trabalhistas, previdenciárias, fiscais e tributárias das empresas. Portanto, organizações com contratação CLT devem enviar dados de diferentes eventos, principalmente referentes à Saúde Ocupacional (analisando seu estado de saúde durante todo o período de vínculo laboral) e Segurança do Trabalho – como contratação de empregados, alterações posteriores de cargos, saídas de férias, atestado de saúde ocupacional, entre outros. O prazo para que as companhias se adéquem a essas normas é janeiro de 2019.
Liberdade para aprender
Conhecer bem as tarefas, processos e pessoas que compõem a empresa facilita a execução dos afazeres diários. A fim de estimular os funcionários a entenderem melhor os seus deveres, as companhias devem estar abertas a questionamentos e dúvidas. A gentileza e bom relacionamento completam este ecossistema colaborativo.