O setor de moda e acessórios deve impulsionar as vendas no comércio de Porto Alegre no fim deste ano. Para a Black Friday, em 29 de novembro, o segmento conta com interesse de compra de 26,4% dos consumidores. Em 2023, esse índice era de 19,2%.
Já no Natal, o percentual é ainda maior para o vestuário, com interesse de 51,4% dos consumidores. Os dados constam em uma pesquisa realizada pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Porto Alegre.
Para ambas as datas, a pretensão de gastos dos consumidores é acima de R$ 1 mil. Seja em compras para si mesmo ou para presentear amigos e familiares, a expectativa é de que 27,4% dos consumidores invistam acima desse valor no Natal, enquanto 25,4% pretendem gastar entre R$ 500 e R$ 1 mil. Na Black Friday, a predisposição para gastos acima de R$ 1 mil fica por conta de 46,5% dos consumidores, enquanto 21,3% gastarão entre R$ 500 e R$ 1 mil.
Conforme o presidente da CDL Porto Alegre, Irio Piva, Black Friday e Natal se unem para trazer um dos melhores momentos do ano para os lojistas. “O Natal é a data mais forte do ano para o comércio. Já a Black Friday se converteu em um movimento que vem ganhando força nos últimos anos, com um dos maiores tíquetes médios de todas as ações. A promoção mundial é o momento que as pessoas utilizam para comprar aqueles produtos que estavam esperando, exatamente para aproveitar os descontos, pois eles se tornam mais significativos em relação ao valor do produto”, declarou.