Terça-feira, 22 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 12 de dezembro de 2015
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), maior credor da Usina São Fernando, reiterou o pedido de falência da empresa no fim de novembro. A usina, do empresário José Carlos Bumlai, amigo de Lula, entrou em recuperação judicial em abril de 2013, com dívida de 1,2 bilhão de reais. Caso a Justiça acolha o pedido, o banco corre o risco de perder cerca de 300 milhões de reais, pois a chance de recuperação do crédito em caso de falência costuma ser reduzida, na avaliação de especialistas.
O BNDES já fez provisões em seu balanço financeiro para eventuais perdas, mas não revelou de quanto. Bumlai foi preso mês passado pela Polícia Federal no âmbito da Operação Lava-Jato. Os empréstimos que o BNDES concedeu à usina também estão sob investigação. O banco nega irregularidades. O BNDES concedeu financiamento de 395 milhões de reais à usina São Fernando Açúcar e Álcool entre 2008 e 2009. Na época, o grupo Bertin era sócio do empreendimento.
O crédito destinava-se à implementação de um sistema de cogeração de energia elétrica a partir do bagaço de cana de açúcar. Em 2012, a empresa começou a passar dificuldades. O grupo Bertin havia deixado a sociedade no fim do ano anterior. Houve uma renegociação do crédito, mas a usina não conseguiu se reerguer e pediu recuperação judicial em abril de 2013. No pedido, foram incluídas cinco empresas do grupo. (AG)