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Mundo Boeing 777 da Latam que ia para São Paulo bate cauda ao decolar e tem que voltar a aeroporto de Milão

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Aeronave ficou voando em círculos para despejar combustível antes de voltar ao aeroporto, uma hora e meia depois de decolar. (Foto: Reprodução)

Um incidente conhecido como “tail strike” fez um Boeing 777-300 da Latam voltar ao aeroporto de Milão na última terça-feira (9) depois de decolar. A aeronave pousou em segurança no aeroporto de Malpensa cerca de uma hora e meia após partir.

A aeronave, que fazia o voo LA8073, ia para Guarulhos, em São Paulo. Em nota, a Latam lamentou o episódio, informou que o desembarque ocorreu normalmente e em segurança e disse que os passageiros foram reacomodados em outros voos.

O tail strike ocorre quando a fuselagem do avião bate na pista. O evento pode causar danos estruturais à aeronave e, a depender da gravidade, levar à perda do controle — mas com baixo risco de fatalidades.

As conclusões estão no documento “Tail Strikes no pouso e na decolagem – Avaliação de Risco de Segurança”, divulgado em dezembro de 2023 pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês) para a comunidade aeronáutica. A entidade representa mais de 330 companhias aéreas em todo o mundo, o equivalente a 80% do tráfego aéreo global.

— Quando ocorre o tail strike?

Em decolagens, pousos ou arremetidas. quando há contato da aeronave com a pista. No caso do avião da Latam, o incidente ocorreu na decolagem.

— É comum?

De acordo com um banco de dados de prevenção e monitoramento de tendências da Iata, 9% dos acidentes entre 2013 e 2022 estiveram relacionados ao tail strike. E 2022, houve 24 ocorrências desse tipo, das quais 6 foram classificadas como acidentes. Entre janeiro e outubro de 2023, houve 43 ocorrências.

O tail strike acontece mais durante o pouso ou na decolagem?
Segundo os dados da Iata, 79% dos acidentes envolvendo tail strike se deram durante o pouso ou durante arremetidas. No caso do avião da Latam, o episódio ocorreu na decolagem.

— O que pode provocar um tail strike na decolagem?

Segundo a Iata, entre os motivos mais comuns estão:

* A tripulação ter decidido tirar o avião depois do momento ideal, ou alguma falha na técnica de pilotagem;

* Ventos, tesoura de vento ou turbulência durante a decolagem;

* Aeronave fora do centro de gravidade ideal, devido a falha no cálculo de peso e balanceamento, o que a pode deixar mais pesada no fundo, por exemplo;

* Inserção de dados incorretos no computador de bordo que calcula a performance da decolagem;

* Aeronave configurada incorretamente para a decolagem.

— Quais as consequências de um tail strike na decolagem?

No caso do avião da Latam, a aeronave seria inspecionada em busca de danos estruturais.

“Embora normalmente haja um baixo risco de fatalidades, essas ocorrências podem causar danos significativos às aeronaves, resultando em milhões de dólares em reparação e em perda de receitas” para as companhias aéreas, diz o documento da Iata — uma vez que, durante o conserto, os aviões deixam a malha aérea.

Segundo a Iata, entre as consequências e riscos mais comuns de um tail strike estão:

* Perda de controle em voo

* Aeronave pode parar depois da pista, caso o avião não consiga decolar;

* Aeronave pode seguir voo com problemas

* Se o tail strike for causado por algo na pista, como um objeto, o avião seguinte pode sofrer o mesmo problema

A Iata orienta as companhias aéreas a monitorar todos os eventos de forma a identificar os fatores mais comuns e, assim, evitar que novos incidentes/acidentes aconteçam. O documento “Tail Strikes no pouso e na decolagem – Avaliação de Risco de Segurança” também lista a necessidade de treinamentos específicos de tripulação, como com simuladores, que devem ser feitos.

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