Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Bolsa argentina cai de mais de 5% após polêmica de Milei com criptomoeda

Compartilhe esta notícia:

Após o criptoativo despencar, Milei excluiu a publicação feita no X

Foto: Milan Jaros/Bloomberg
Após o criptoativo despencar, Milei excluiu a publicação feita no X. (Foto: Milan Jaros/Bloomberg)

Principal indicador da bolsa da Argentina, o índice S&P Merval encerrou os negócios desta segunda-feira (17) em queda de 5,58%. A baixa das ações argentinas veio após o presidente Javier Milei elogiar nas redes sociais uma criptomoeda chamada $Libra, que logo depois sofreu forte desvalorização.

Na publicação, Milei explicou que a criptomoeda era “um projeto privado” destinado a “incentivar o crescimento da economia argentina, financiando pequenas empresas e empreendimentos argentinos”. O presidente afirmou ainda que “o mundo quer investir na Argentina” e forneceu o nome e o link para a página da criptomoeda.

A $LIBRA é uma unidade de valor digital que não possui valor em moeda real.

Após o criptoativo despencar, Milei excluiu a publicação feita no X e disse que não tinha nenhuma relação com a moeda digital.

“Eu não estava ciente dos detalhes do projeto e, quando descobri, decidi não continuar conferindo publicidade a ele”, afirmou Milei em outra postagem após apagar a publicação.

O planejamento por trás do ativo era de, a princípio, atrair capital para desenvolver startups dos setores de criptomoedas e inteligência artificial (IA), contou Felipe Martorano, analista de cripto da Levante. Porém, o que se avalia é que os investidores por trás da $Libra tenham realizado um movimento conhecido como rug pull (“puxada de tapete”, em tradução livre).

A manobra consiste em atrair investidores legítimos para valorizar o ativo, e então se desfazer de posições para realizar lucros, liquidando o valor no fim das contas.

“O presidente Milei começou a alegar que não tinha as informações necessárias suficientes, que não estava a par do projeto como um todo. Entretanto, isso não o isenta da responsabilidade como presidente da Argentina, e não poderia divulgar sem ter as informações necessárias”, avaliou Martorano.

O episódio abriu uma crise na Casa Rosada, com parlamentares da oposição ameaçando apresentar um pedido de impeachment contra Milei.

“A reação dos mercados hoje era esperada, natural por conta da controvérsia envolvendo criptomoeda na última sexta. Ainda é cedo para dizer se será pontual ou não. Teremos que acompanhar o desenrolar das investigações, maiores detalhes”, disse Patricia Krause, economista-chefe Latin América da Coface.

A polêmica resultou na abertura de uma “investigação urgente” pelo governo argentino na noite de sábado (15).

Com críticas da oposição e até de apoiadores após as acusações de fraude, a presidência informou que Milei “decidiu intervir de forma imediata com o Escritório Anticorrupção (OA) para determinar se houve conduta imprópria por parte de qualquer membro do governo nacional, incluindo o próprio presidente”.

Se a investigação indicar que Milei pode ter se beneficiado da movimentação da criptomoeda, ela poderia levar a acusações de fraude e afetar a credibilidade e confiança no presidente e no país.

Além disso, parlamentares da oposição afirmam que o presidente argentino poderá enfrentar um processo de impeachment no Congresso.

“Esse escândalo, que nos envergonha em escala internacional, exige que apresentemos um pedido de impeachment contra o presidente”, disse o legislador Leandro Santoro, membro da coalizão de oposição.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Supremo mantém decisão sobre porte de maconha para uso pessoal
Dólar fecha em alta, aos R$ 5,71; Ibovespa sobe 0,26%
https://www.osul.com.br/bolsa-argentina-cai-de-mais-de-5-apos-polemica-de-milei-com-criptomoeda/ Bolsa argentina cai de mais de 5% após polêmica de Milei com criptomoeda 2025-02-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar