A notícia de que a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, iria nesse sábado (4) ao show da cantora Madonna, no Rio de Janeiro, fez com que a mulher do presidente Lula (PT) se tornasse alvo de críticas de parlamentares da base de Jair Bolsonaro (PL). Após o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, ter confirmado a presença, deputados federais acusaram Janja de insensibilidade nas redes sociais.
O motivo são as fortes chuvas que acometem o Rio Grande do Sul e já deixaram, até a última atualização da Defesa Civil, 55 mortos.
As críticas se baseiam na participação ativa de Janja desde a transição do governo. De acordo com os deputados federais, ela deveria ter acompanhado o marido na visita às áreas afetadas na última quinta (2). O presidente também voltará ao Rio Grande do Sul neste domingo (5).
Eleito com número recorde de votos, o deputado federal Nikolas Ferreira ironizou a primeira-dama: “Tomara que dê certo, o Brasil está todo focado nisso. Parabéns, Janja”. O filho do ex-presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro postou mensagem similar: “Enquanto isso no Rio Grande do Sul…”, escreveu.
Já Ricardo Arruda (PL-PR) e Zé Trovão (PL-RS) publicaram em seus stories no Instagram uma imagem de Janja junto à frase “Empatia zero”. O paulista Paulo Bilynskyj puxou a hashtag #CancelaMadonna com uma montagem da diva pop no meio da enchente.
Colega de bancada na Câmara dos Deputados, Coronel Chrisóstomo questionou: “Mas o que esperar desta senhora?”.
Esta não é a primeira vez que Janja é criticada por bolsonarista por ir em evento durante chuvas no país. No carnaval de 2023, um fenômeno similar ocorreu nas redes quando a primeira-dama foi a um camarote em Salvador quando o litoral de São Paulo passava por enchentes.
Negativa
O secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, negou que a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, fosse ao show da cantora Madonna, no Rio de Janeiro.
Segundo o integrante do governo, a primeira-dama estava em Brasília e esteve no Rio de Janeiro entre sexta-feira e sábado para eventos do G-20.
“Estivemos cumprindo agendas para ações de cultura do G-20 no Rio de Janeiro junto da ministra Margareth Menezes e de Janja. Janja, que já se encontra de volta em Brasília após os compromissos, participa ativamente da construção das ações de cultura do G-20”, escreveu em seu perfil no X (Antigo Twitter).