Bolsonaristas mineiros desistiram do ato que estava convocado para Belo Horizonte, no mesmo dia da manifestação chamada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, em São Paulo, no próximo domingo (25). Mas caravanas estão sendo organizadas, aos moldes do 8 de janeiro do ano passado, para levar apoiadores de Bolsonaro para a capital paulista. Essa será a primeira manifestação bolsonarista convocada pessoalmente pelo ex-presidente desde quando seus apoiadores protagonizaram o ataque que depredou as sedes dos três Poderes, em Brasília.
Na penúltima visita de Bolsonaro a Belo Horizonte, durante um evento contra o aborto na capital mineira, em outubro passado, na Praça da Liberdade, o ex-presidente chegou a reclamar da baixa participação de apoiadores e culpou o temor da população pelas ações adotados pelo Supremo Tribunal Federal contra a tentativa de golpe e depredação dos prédios dos Poderes em Brasília pela pouca adesão.
O deputado federal Nikolas Ferreira, em vídeo postado nas suas redes sociais, em que aparece ao lado de Michele Bolsonaro e do pastor Silas Malafaia, entre outros, convoca os manifestantes sob alegação de que o ex-presidente, alvo de uma operação recente da Polícia Federal por suspeita de tramar um golpe de Estado, é vítima de perseguição. “Desde a vitória da direita em 2018 , esquerda, Lula e mídia não param de perseguir Jair Bolsonaro”, afirma Nikolas. Em suas redes também circula o vídeo em que Bolsonaro pede que não haja manifestações fora de São Paulo.
No entanto, Bolsonaro e aliados, entre eles parlamentares mineiros, estão investindo todas as fichas, por isso a concentração da manifestação em um único lugar. Mas não há ainda garantia da presença maciça de parlamentares. Entre os mineiros, poucos ainda confirmaram presença. Questionado se participaria do evento, o governador Romeu Zema (Novo) não se manifestou. Apesar de estar convocando os manifestantes, a presença de Nikolas ainda não foi confirmada, ao contrário de Engler que, por meio da assessoria, informou que estará presente. O presidente do PL em Minas, deputado federal Domingos Sávio, também não informou se estará no ato.
Uma caravana para São Paulo está sendo organizada ao custo de R$ 190 por pessoa. Ônibus devem sair da capital na noite do dia 24 e retornar para Belo Horizonte no começo da noite. Os grupos bolsonaristas estão fazendo vaquinhas para custear a passagem de quem não pode pagar pela viagem. O PL, partido de Bolsonaro, também está fazendo convocações nos grupos de Whatsapp, mas a legenda garante que não vai ajudar financeiramente o ato, por não se tratar de evento partidário.
Fake news
Bolsonaristas estão espalhando fake news nas redes sociais afirmando que o ex-presidente dos EUA Donald Trump, o presidente da Argentina, Javier Milei, e o bilionário Elon Musk, dono da rede social X, estarão no ato na Avenida Paulista. Em grupos de WhatsApp, circulam fotos e vídeos garantindo a participação deles nos atos, mas não há nenhuma informação oficial a respeito da presença deles.