Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 30 de abril de 2020
Bolsonaro, Mourão e outras autoridades acompanharam a solenidade no Centro da Capital
Foto: CMS/DivulgaçãoNo final da manhã desta quinta-feira (30), o presidente Jair Bolsonaro participou, em Porto Alegre, da cerimônia de posse do novo chefe do CMS (Comando Militar do Sul, antigo 3º Exército), general Valério Stumpf Trindade. O militar de 60 anos assumiu o cargo em substituição ao colega Geraldo Antonio Miotto, 65 anos, que passou para a reserva.
O evento contou, ainda, com as presenças do vice-presidente Hamilton Mourão e dos ministros Fernando Azevedo e Silva (Defesa), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), além do comandante-geral do Exército, general Edson Leal Pujol.
Dentre as autoridades gaúchas, compareceram o governador gaúcho Eduardo Leite, o prefeito Nelson Marchezan Júnior, e os presidentes da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, e do TJ (Tribunal de Justiça) do Rio Grande do Sul, Voltaire de Lima Moraes.
Natural de São Gabriel (Região da Campanha), Stumpf ingressou nas Forças Armadas em 1975, por meio da Escola Preparatória de Cadetes. Trata-se de um dos mais experientes militares brasileiros, com participação em operações no âmbito de duas guerras civis. Ultimamente, ele vinha desempenhando a função de secretário de Economia e Finanças do Exército.
Passagem
Bolsonaro e sua comitiva desembarcaram no aeroporto Salgado Filho por volta das 10h, sendo recebidos no local por um pequeno grupo de apoiadores. Ele cumprimentou policiais da BM (Brigada Militar) que faziam a segurança e logo depois foi conduzido até a sede do Comando Militar do Sul.
Na frente da sede do órgão havia um grupo de simpatizantes do presidente com camisetas, faixas e bandeiras nas cores verde e amarela, gritando palavras-de-ordem em apoio ao governo federal. Ao mesmo tempo, moradores de prédios da região promoviam panelaços em protesto contra o presidente.
A posse do novo titular do CMS foi o único compromisso oficial do chefe do Executivo durante esta nova passagem pelo Rio Grande do Sul. Antes disso, ele havia desembarcado em território gaúcho para participar da 55ª Cúpula do Mercosul, em Bento Gonçalves (Serra Gaúcha), foi em dezembro do ano passado.
(Marcello Campos)