Quarta-feira, 30 de abril de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Bolsonaro admite que o Brasil pode sediar uma base militar dos Estados Unidos

Compartilhe esta notícia:

Bolsonaro só teve conhecimento da promoção de Antonio quando a informação tornou-se pública. (Foto: Divulgação)

O presidente Jair Bolsonaro admitiu na quinta-feira (03) estar aberto a discutir a possibilidade de instalação de uma base militar americana no Brasil. “A questão física pode ser até simbólica”, disse. “E o poderio das Forças Armadas americanas, chinesas e soviéticas alcança o mundo todo independente de base, agora, de acordo com o que puder vir a acontecer no mundo, quem sabe você tenha que discutir essa questão no futuro”, prosseguiu em entrevista para o SBT.

Na entrevista, Bolsonaro voltou a falar sobre a proposta de transferir a embaixada brasileira em Israel de Tel-Aviv para Jerusalém, decisão que causou reação de países árabes. O presidente reconheceu que alguns países “mais radicais podem tomar alguma sanção econômica”, mas disse que a situação é um reconhecimento da autonomia israelense em determinar onde deve ser sua capital.

“Não vou deixar de reconhecer a autoridade de Israel. Quem vai decidir onde vai ser a capital de Israel é seu governo e seu povo, e ponto final. Imagine se não tivéssemos ligações comerciais e diplomáticas com Israel, onde eu botaria a embaixada de Israel? Em Tel-Aviv ou Jerusalém? Botaria em Jerusalém. E qual a diferença se porventura nós resolvemos transferir a embaixada de Tel-Aviv para Jerusalém? No meu entender, problema nenhum”, disse.

Bolsonaro reafirmou que a decisão em relação a esse assunto já está tomada. “Como disse o primeiro-ministro de Israel: a decisão está tomada. Está faltando apenas definir quando ela será implementada.”

Segundo ele, a decisão da transferência não saiu de sua cabeça. “Grande parte dos evangélicos é favorável à mudança. Então, nós estamos atendendo aos anseios de grande parte da população”, afirmou. Bolsonaro disse ainda que pretende estreitar os laços comerciais com Israel. “Pretendo ser mais que amigo, pretendo ser irmão dele [Netanyahu].”

Bolsonaro também afirmou que deve visitar o presidente americano Donald Trump em março. “A princípio, isso aí está pré-acertado”, disse o presidente brasileiro, ao citar o encontro que teve com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo. “Eu reconheço a minha posição, nós sabemos que o presidente Donald Trump é o homem mais poderoso do mundo, eu gostaria muito que nos visitasse”, afirmou.

Discurso

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou no Twitter uma mensagem elogiando o discurso de posse do novo presidente brasileiro, Jair Bolsonaro. “Parabéns ao presidente Jair Bolsonaro que acaba de fazer um ótimo discurso de posse – os EUA estão com você!”, escreveu.

Bolsonaro tomou posse na terça-feira (1º) e falou durante 9 minutos e 53 segundos no Congresso Nacional, onde disse que somente com “um verdadeiro pacto nacional entre a sociedade e os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário” será possível vencer os desafios da recuperação econômica.

Pouco depois da publicação de Trump, Bolsonaro respondeu através da mesma rede social: “Caro senhor presidente Donald Trump, eu realmente aprecio suas palavras de encorajamento. Juntos, sob a proteção de Deus, iremos trazer prosperidade e progresso ao nosso povo!”, escreveu, em inglês.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, disse que não se arrepende da declaração polêmica de que “menino veste azul e menina veste rosa” e que nenhum direito adquirido por homossexuais será retirado
Um acidente envolvendo dois ônibus deixou seis feridos em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/bolsonaro-admite-que-o-brasil-pode-sediar-base-militar-dos-estados-unidos/ Bolsonaro admite que o Brasil pode sediar uma base militar dos Estados Unidos 2019-01-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar