Domingo, 19 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Bolsonaro amplia a lista de atividades consideradas essenciais na pandemia de coronavírus, mas ressalta a autonomia de Estados e municípios

Compartilhe esta notícia:

Decreto se adequa a decisão do Supremo segundo a qual Estados têm autonomia para impor isolamento social

Foto: Reprodução
Descumprimento implica multa de R$ 2 mil. (Foto: Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro  ampliou o leque de atividades consideradas essenciais durante a pandemia do novo coronavírus, incluindo, por exemplo, serviços para caminhoneiros em rodovias.

O decreto publicado nessa quarta-feira (29) no DOU (Diário Oficial da União) altera oito pontos para ampliar ou reduzir o escopo de decisões e inclui outros 13 grupos de atividades. Diante da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), segundo a qual governos estaduais e municipais têm autonomia para determinar o isolamento social.

Pelo que foi decidido pelo magistrado, o governo federal não pode “afastar unilateralmente” as decisões de executivos locais sobre as medidas de restrição de circulação que vêm sendo adotadas durante a pandemia do novo coronavírus.

Assim, Bolsonaro diz que o decreto não afasta a competência ou a tomada de providências normativas e administrativas pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos municípios, no âmbito de suas competências e de seus respectivos territórios.

O texto desta quarta revoga da lista de atividades essenciais atividades que são responsabilidades de estados e municípios, como captação, tratamento e distribuição de água; captação e tratamento de esgoto e lixo; iluminação pública.

No trecho que considera atividade essencial transporte intermunicipal, interestadual e internacional de passageiros e o transporte de passageiros por táxi ou aplicativo, foi suprimido transporte intermunicipal e o transporte de passageiros por táxi ou aplicativo.

O presidente defende a flexibilização do isolamento social e a reabertura do comércio. No decreto dessa quarta-feira, ele atende reivindicação de caminhoneiros, permitindo a reabertura de “atividades de comércio de bens e serviços, incluídas aquelas de alimentação, repouso, limpeza, higiene, comercialização, manutenção e assistência técnica automotivas, de conveniência e congêneres, destinadas a assegurar o transporte e as atividades logísticas de todos os tipos de carga e de pessoas em rodovias e estradas”.

Também entraram na lista de atividades essenciais serviços como os de comercialização, reparo e manutenção de partes e peças novas e usadas e de pneus; de radiodifusão de sons e imagens; atividades de desenvolvimento de produtos e serviços, incluídas aquelas realizadas por meio de startups; atividades de locação de veículos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Governo francês admite preocupação com síndrome em crianças
Pessoas com doenças crônicas terão vacinação em drive-thrus em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/bolsonaro-amplia-atividades-essenciais-e-inclui-servicos-para-caminhoneiros-em-rodovias/ Bolsonaro amplia a lista de atividades consideradas essenciais na pandemia de coronavírus, mas ressalta a autonomia de Estados e municípios 2020-04-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar