Sexta-feira, 07 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 27 de julho de 2019
O presidente Jair Bolsonaro afirmou que busca parcerias no primeiro mundo para gestão da Amazônia. A declaração foi dada em cerimônia de formatura de paraquedistas no Rio de Janeiro, que ocorreu neste sábado (27).O presidente ainda justificou sua recente aproximação com os Estados Unidos, afirmando buscar parceria para explorar do território amazônico brasileiro. De acordo com Bolsonaro, a Amazônia é a região mais rica do planeta e pode se tornar a ‘alma econômica’ para o crescimento do Brasil.
“[…]Estou procurando o primeiro mundo para explorar essas áreas em parceria e agregando valor. Por isso, a minha aproximação com os Estados Unidos”, declarou o presidente.
Bolsonaro tem defendido a exploração da Amazônia desde sua campanha presidencial, e recentemente atacou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) por ter divulgado um estudo que apontou o crescimento substancial de desmatamento da Amazônia Legal.
Ainda em evento, o presidente Bolsonaro afirmou querer transformar a baía de Angra dos Reis em uma “Cancún Brasileira”, e que apenas “veganos que comem só vegetais” se importariam com a questão ambiental da região. Presidente ainda fez um apelo em evento: “Me ajudem a fazer a baía de Angra a Cancun brasileira. Só que eu tenho que derrubar um decreto, acreditem, é por lei. Cancun fatura US$ 12 bilhões por ano. O que fatura a baía de Angra? Fatura com dinheiro que vem de cuscuz, cocoroca e água de coco. E o estado do Rio com dificuldades. Vamos fazer da baía de Angra um Cancún.”, alegou.