Quarta-feira, 05 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 31 de julho de 2019
Com o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, depois de muito otimismo, o presidente Jair Bolsonaro disse estar preocupado com possíveis “armadilhas”. Ele cita que isso pode ser prejudicial para futuros negócios com os Estados Unidos.
“Todo mundo está preocupado com algumas armadilhas, todo mundo preocupado com isso aí, que você talvez possa, no acordo [União Europeia] com Mercosul, ter algum problema ao assinar um acordo com EUA”, afirmou Bolsonaro. A declaração foi dada a jornalistas, nesta quarta-feira (31), após o presidente se reunir, no Palácio do Planalto, com o secretário de comércio norte-americano, Wilbur Ross, que cumpre agenda oficial no Brasil.
Já Wilbur Ross argumentou que há diferenças entre as exigências para comércio com a União Europeia e com os Estados Unidos. O que poderia travar um eventual acordo entre os países seriam parâmetros e padrões relacionados a diversos setores econômicos, bem como indicadores e regulação sanitária, por exemplo.
Ross deixou claro que há interesse dos EUA em estabelecer livre comércio com o Brasil, mas pediu cuidado para que o país “não caia em armadilhas” que dificultem um acordo futuro com os americanos. Bolsonaro classificou a reunião com Ross em Brasília como “excelente” e avaliou que as relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos estão aquém do potencial.