Quarta-feira, 08 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 23 de novembro de 2018
O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) confirmou, na manhã desta sexta-feira (23), em publicação no Twitter, que vai receber a visita do assessor de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Bolton, na próxima semana.
“Feliz de receber a visita do Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Sr. @AmbJohnBolton, na próxima semana. Certamente teremos uma conversa produtiva e positiva em prol de nossas nações. Bom dia a todos!”, disse Bolsonaro na rede social.
O encontro já havia sido divulgado pelo assessor do presidente Donald Trump também por meio do Twitter. “Estamos ansiosos para ver o próximo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, no Rio de Janeiro, em 29 de novembro. Compartilhamos muitos interesses bilaterais e trabalharemos de perto para expandir a liberdade e a prosperidade no Hemisfério Ocidental”, escreveu Bolton.
Horas após confirmação da vitória nas urnas, no dia 28 de outubro, Bolsonaro divulgou nas redes sociais que recebeu uma ligação do presidente Donald Trump, felicitando-o pelo resultado das urnas. “Acabei de receber ligação de alguns líderes. Entre eles, o presidente dos Estados Unidos acabou de ligar, nos desejou boa sorte e obviamente foi um contato bastante amigável”, disse Bolsonaro em uma transmissão ao vivo feito via rede social. Na ocasião, Bolsonaro afirmou ter a intenção de se “aproximar de vários países do mundo sem o viés ideológico”.
“Por isso, a necessidade de termos um bom ministro das Relações Exteriores que converse com o mundo todo pensando então em um projeto de Brasil fazer comércio, logicamente sem prejudicar nosso empresário, nosso industrial aqui no Brasil, buscando parcerias com esses países de modo que nossa economia comece a andar”, disse Bolsonaro.
Na semana passada, Bolsonaro anunciou o diplomata Ernesto Araújo como futuro ministro das Relações Exteriores. Araújo iniciou a carreira no Itamaraty em 1991. Há dois anos, é diretor do Departamento de Estados Unidos, Canadá e Assuntos Interamericanos do Itamaraty.
Trump
No mês passado, Trump afirmou que teve uma “excelente conversa” com o presidente eleito do Brasil, com quem se comprometeu a trabalhar “estreitamente” em matéria “comercial e militar”. “Tive uma boa conversa com o recém-eleito presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que ganhou as eleições por uma margem substancial. Concordamos que EUA e Brasil trabalharão estreitamente em matéria comercial, militar e todo o resto!”, escreveu Trump no Twitter.
“Foi uma conversa excelente e lhe ofereci minhas felicitações!”, acrescentou o governante americano. Bolsonaro venceu o segundo turno das eleições presidenciais com 55% dos votos, contra 44% de Fernando Haddad (PT).