Sábado, 22 de fevereiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Bolsonaro descarta sua ministra Tereza Cristina como candidata à presidência da Câmara dos Deputados

Compartilhe esta notícia:

Ela vai se desincompatibilizar para ser candidata ao Senado pelo Mato Grosso do Sul. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro já tem um lado na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados em 2021, e a decisão não passa por um possível acordo para tirar a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, de seu cargo para que ela, voltando a ser deputada, possa concorrer. O plano foi aventado por aliados, mas o presidente não comprou a ideia.

Eleição ao Senado

O candidato de Bolsonaro é Arthur Lira (AL), líder do PP na Câmara e expoente do centrão no Congresso. A interlocutores, o presidente da República repete que Tereza será senadora contando com uma eleição ao Senado da ministra do DEM nas próximas eleições, em 2022, portanto.

Na chapa de Lira, devem estar também PSD, PL e Solidariedade. Há uma expectativa de que PSC, PTB Avante, Patriota e PROS também se unam a favor de Lira. Republicanos mantém a candidatura de Marcos Pereira (SP). Já PSL, MDB e DEM se organizam para apoiar algum sucessor endossado por Rodrigo Maia (DEM-RJ), atual presidente. Ele está sendo pressionado por aliados para definir qual nome apoiará ainda nesta semana.

Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), Luciano Bivar (PSL-PE) e Baleia Rossi (MDB-SP) são os três potenciais candidatos de Maia. Porém, o presidente do MDB, Baleia Rossi, que desponta como favorito, não tem apoio do Palácio do Planalto. O entorno do presidente vê dificuldades em endossar a candidatura do emedebista devido às alianças em São Paulo.

Baleia Rossi indicou o candidato Ricardo Nunes à vice na chapa do tucano Bruno Covas à prefeitura de São Paulo e é visto como uma pessoa próxima ao governador João Doria (PSDB), com quem Bolsonaro tem rivalizado sobre a obrigatoriedade da vacina de Covid-19.

Recesso parlamentar

A eleição para a presidência da Câmara só ocorrerá no início de fevereiro, após o recesso parlamentar. Embora exista uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) que pode liberar uma possível reeleição de Maia e Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado, Rodrigo Maia diz publicamente que não conta com isso e não tem a intenção de ficar por mais um mandato. As informações são do jornal O Globo.

 

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Conselho do Ministério Público Federal rejeita recurso da defesa de Flávio Bolsonaro e manda reabrir inquérito eleitoral contra o senador
O Barcelona acionou Neymar para cobrar a devolução de 65 milhões de reais após um erro no cálculo de seus salários
https://www.osul.com.br/bolsonaro-descarta-sua-ministra-tereza-cristina-como-candidata-a-presidencia-da-camara-dos-deputados/ Bolsonaro descarta sua ministra Tereza Cristina como candidata à presidência da Câmara dos Deputados 2020-11-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar