Ícone do site Jornal O Sul

Em evento de filiações do seu partido no Rio Grande do Sul, Bolsonaro minimiza condenações na Justiça Eleitoral

Ex-presidente é recebido por apoiadores no Aeroporto Salgado Filho. (Foto: Reprodução de vídeo)

Jair Bolsonaro desembarcou em Porto Alegre no final da manhã desta sexta-feira (17). O ex-presidente foi recebido por apoiadores no Aeroporto Salgado Filho, que pediam selfies e acenavam. Também estavam presentes no local deputados estaduais, federais e outros partidários alinhados à ideologia de Bolsonaro.

O ex-presidente, que está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está no Rio Grande do Sul para participar de eventos partidários do PL. O prazo de inelegibilidade começa a contar a partir da última eleição.

À tarde, Bolsonaro cumpriu agenda no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, onde o PL filiou prefeitos, vices e pré-candidatos ao Executivo e Legislativo municipal, nas eleições de 2024. O partido tem a meta de eleger cem prefeitos e 500 vereadores no Rio Grande do Sul ano que vem. O presidente do PL gaúcho, deputado federal Giovani Cherini, disse que Bolsonaro é a opção “certa” para as eleições presidenciais de 2026.

“Não existe plano A ou B para as eleições presidenciais de 2026 no Brasil. A opção certa é Jair Bolsonaro”.

O ex-presidente da República não falou com a imprensa durante o evento em Esteio. Ao público participante, ele discursou por aproximadamente dez minutos. O ex-presidente não abordou se irá se candidatar, mesmo inelegível.

“Vamos fazer do PL, aqui no Rio Grande do Sul e no Brasil, um grande partido, em que vocês possam confiar nos seus representantes”, disse.

Bolsonaro minimizou as condenações impostas pelo Tribunal Superior Eleitoral questionando as decisões impostas pelo colegiado. A maior parte dos ministros entendeu que Bolsonaro e Braga Netto cometeram abuso de poder político ao usar as comemorações oficiais do 7 de Setembro de 2022 para fins eleitorais. A corte também condenou o candidato a vice-presidência, general Braga Netto, que ficou inelegível por oito anos.

“Estive reunido com embaixadores estrangeiros e não fiz nada demais. Estive com Luciano Hang, presidente da Havan, e isso é considerado crime. Tem presidente que se reúne com traficantes em favelas cariocas e nada acontece”.

Conforme Bolsonaro, na sua gestão todos ganharam dinheiro com o governo federal.

“No nosso governo, tratamos o povo brasileiro com respeito, em especial o do Nordeste, que nunca deixou de receber dinheiro do governo federal”, reiterou.

Em simultâneo, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, se encontrava em Porto Alegre para participar de um evento interno do partido com lideranças femininas.

À noite, mesmo com a chuva forte que caía, Bolsonaro esteve presente em um ato público com apoiadores no Parcão, na avenida Goethe em Porto Alegre. O trânsito no local teve alterações até por volta das 20h desta sexta, conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Para este sábado (18), tanto Bolsonaro quanto Michelle estarão em evento do PL Mulher também na capital gaúcha.

 

 

Sair da versão mobile