Sábado, 11 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
27°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Bolsonaro diz que o Brasil terá no mínimo 22 milhões de vacinas neste mês

Compartilhe esta notícia:

"Criaram pânico, né? O problema está aí, lamentamos. Mas você não pode entrar em pânico", disse Bolsonaro. (Foto: Reprodução)

Em conversa com apoiadores, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que o Brasil terá, em março, mais 22 milhões de vacinas. Segundo o chefe do Executivo, o País só poderia iniciar a compra dos imunizantes após a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Alguns criticam o Brasil… a vacina a gente só podia comprar depois que a Anvisa autorizar, não podia comprar qualquer negócio que aparecesse. Então essas vacinas começaram a ser certificadas pela a Anvisa e estamos comprando”, disse.

O presidente afirmou, ainda, que o Brasil é o sexto país que mais vacina. No entanto, de acordo com dados do Our World In Data, a afirmação está incorreta. Segundo o levantamento, realizado pela Universidade de Oxford, o Brasil ocupa a 20ª colocação em questão de imunização.

O Brasil alcançou nessa segunda-feira (1º) o índice de 3.97 na relação entre o total de doses aplicadas e sua população total, aponta o estudo. O índice é uma forma de mensurar o total da população que recebeu pelo menos uma dose.

Até a tarde desta segunda, o Brasil tinha aplicado 8,43 milhões de doses, de acordo com o Our World in Data. Ainda segundo o levantamento, Gibraltar lidera a lista de vacinação com índice de 109.25, seguido por Israel (93.50), Seychelles (76.36) e Emirados Árabes Unidos (60.87).

Embora Bolsonaro tenha errado na informação sobre a vacinação no País, ele lembrou que a imunização em Israel está avançada.

“Tem Israel que está na frente, mas quantos habitantes tem lá? Lá são nove milhões de habitantes, se não me engano, então é fácil dizer que vacinou 30% da população. Eu acho que nos vacinamos mais do que eles em valor absoluto. Agora é outro país, né? É um país que não tem uma gota de petróleo, não tem terra fértil, não tem água, não tem nada. Só que tem um povo que realmente se dedica e tem uns políticos diferentes dos nossos aqui, onde eu me incluo também, é uma titica geral. Não to criticando os outros não, é todo mundo”, declarou.

O chefe do Executivo afirmou que uma comitiva brasileira será enviada a Israel nesta quarta-feira (3) para fechar um acordo sobre o spray nasal, que deve ser testado no Brasil. Bolsonaro, no entanto, voltou a defender o tratamento precoce como forma de combater à covid-19.

“Esse de tratamento precoce fala de ivermectina, hidroxicloroquina, Anitta, seja o que for, não tem efeito colateral, porque não tomar? Parece que quanto mais morrer, melhor para alguns setores. Quer ver uma coisa, nós somos a oitava economia do mundo, o nosso IDH não é tão bom quanto de primeiro mundo. O que leva o país a ser o 26° no número de mortos por cada mil habitantes alguma coisa tá acontece aqui, só pode ser o tratamento precoce, não tem outra explicação pra isso. E por que a grande mídia teima ainda em criminalizar quem fala isso?”, questionou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O Instituto Butantan recebeu insumos para produzir 14 milhões de doses de vacina
STF garante porte de arma para guardas municipais
https://www.osul.com.br/bolsonaro-diz-que-o-brasil-tera-no-minimo-2020-milhoes-de-vacinas-neste-mes/ Bolsonaro diz que o Brasil terá no mínimo 22 milhões de vacinas neste mês 2021-03-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar