Quarta-feira, 05 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 6 de junho de 2020
Bolsonaro diz que mudança de horário é para evitar risco de subnotificação.
Foto: Isac Nóbrega/PRO presidente Jair Bolsonaro foi ao Twitter neste sábado (6) para justificar os atrasos na divulgação de dados do Ministério da Saúde. Segundo o presidente, a pasta “adequou a divulgação dos dados sobre casos e mortes relacionados ao Covid-19”.
Na sexta-feira (5), ao ser questionado sobre o terceiro dia com atraso seguido na divulgação de mortos e infectados por coronavírus, Bolsonaro disse que “acabou matéria no Jornal Nacional”. Ele não disse que o atraso fosse ordem dele. “Não interessa de quem partiu (a ordem). Acho que é justa essa ideia da noite, sair o dado completamente consolidado”, disse o presidente.
O primeiro atraso, com divulgação às 22h, foi na quarta-feira (3), quando foram confirmadas em 24h, 1.349 mortes, número recorde. No dia seguinte, novo recorde: 1.473.
Bolsonaro também disse que “ninguém tem de correr para atender a Globo” e cobrou que sejam divulgados apenas os números de pessoas que morreram naquele dia.
1- O @minsaude adequou a divulgação dos dados sobre casos e mortes relacionados ao Covid-19.
Ao longo do enfrentamento da doença, a coleta de informações evoluiu com capacitação e serviços laboratoriais. As medidas, assim, permitem obter dados mais precisos sobre cada região.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) June 6, 2020
2- A divulgação dos dados de 24 horas permite acompanhar a realidade do país neste momento e definir estratégias adequadas para o atendimento a população. A curva de casos mostram as situações como as cenários mais críticos, as reversões de quadros e a necessidade para preparação
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) June 6, 2020
3- Ao acumular dados, além de não indicar que a maior parcela já não está com a doença, não retratam o momento do país. Outras ações estão em curso para melhorar a notificação dos casos e confirmação diagnóstica.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) June 6, 2020
4- As rotinas e fluxos estão sendo adequados para garantir a melhor extração dos dados diários, o que implica em aguardar os relatórios estaduais e checagem de dados.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) June 6, 2020
5- Para evitar subnotificação e inconsistências, o @minsaude optou pela divulgação às 22h, o que permite passar por esse processo completo. A divulgação entre 17h e 19h, ainda havia risco subnotificação. Os fluxos estão sendo padronizados e adequados para a melhor precisão.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) June 6, 2020