O presidente Jair Bolsonaro não telefonou para o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), após a reeleição do parlamentar no cargo. Internado no Hospital Albert Einstein, o contato foi feito apenas por uma mensagem no Twitter parabenizando o deputado.
De acordo com a assessoria de imprensa do Planalto, a orientação médica é que Bolsonaro evite falar durante o período de recuperação da cirurgia a que foi submetido na última segunda-feira (28). O presidente foi alertado, inclusive, de que seria melhor não ter realizado a videoconferência que fez na véspera com o ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno. A chamada durou aproximadamente dez minutos.
Falar após uma cirurgia como a de Bolsonaro pode gerar gases e comprometer a recuperação. Médicos pediram, inclusive, que ele evitasse assistir ao jogo entre Palmeiras e Corinthians neste sábado, pelo Campeonato Paulista, para se poupar de reações que comprometam seu estado de saúde.
Mesmo com as orientações, Bolsonaro acompanhou pela televisão momentos das sessões da Câmara e do Senado na sexta-feira.
Saúde
Segundo o boletim médico divulgado no fim da tarde deste sábado, “o excelentíssimo Presidente da República, Jair Bolsonaro, permanece internado no Hospital Israelita Albert Einstein. Mantém-se sem dor, afebril e com exames laboratoriais normais. Encontra-se com sonda nasogástrica devido a episódio de náuseas e vômito. Continua em jejum e nutrição parenteral exclusiva.”
O presidente Jair Bolsonaro usou o Twitter para mandar um recado ao senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), eleito presidente do Senado neste sábado. O parlamentar é aliado do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, apontado por ter atuado no processo interno do parlamento.
Na mensagem, Bolsonaro afirma que Alcolumbre tem o desafio de transformar o sentimento popular de mudança em ações e demonstrou intenção de aproximar o governo do comando do Senado.
“O senhor tem como desafio transformar em ações o sentimento de mudanças que a população expressou nas últimas eleições”, escreveu o presidente ao se dirigir ao parlamentar. “O governo está pronto para também cumprir a sua missão. O Brasil tem pressa!”, completou.
Mais cedo, o presidente emitiu uma nota oficial para cumprimentar Alcolumbre e também Rodrigo Maia (DEM-RJ) pelas eleições para o comando do Senado e da Câmara, respectivamente.
“A Presidência da República cumprimenta o deputado Rodrigo Maia e o senador Davi Alcolumbre pelos resultados obtidos nas eleições das presidências da Câmara e do Senado, consolidando nossa tradição democrática e certos do compromisso das duas casas com os anseios do povo e com o melhor interesse do Brasil”, diz a nota divulgada pelo Planalto.
A manifestação de Bolsonaro aconteceu logo depois da eleição de Davi Alcolumbre à Presidência do Senado. Ao todo, o senador amapense do DEM recebeu 42 dos 77 votos válidos. Já Maia foi reeleito como presidente da Câmara ainda na noite da última sexta-feira (1º). Também do DEM, o carioca foi eleito no primeiro turno após ganhar 334 dos 512 votos dos deputados em Brasília.