Quarta-feira, 05 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 10 de julho de 2021
Na manhã deste sábado (10), o presidente Jair Bolsonaro participa de um passeio com motociclistas em Porto Alegre, no segundo e último dia de sua nova visita ao Rio Grande do Sul. Ele chegou ao Estado no início da tarde desta sexta-feira, para uma série de eventos oficiais e informais em Caxias do Sul e Bento Gonçalves (Serra Gaúcha).
Neste sábado, Bolsonaro estará em Porto Alegre, onde é a atração de uma “procissão” de motoqueiros e simpatizantes. O passeio deve começar por volta das 10h, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), no bairro Sarandi (Zona Norte), chegando à área central da cidade por volta do meio-dia.
Antes de pegar o avião de volta para Brasília, o presidente da República tem na agenda um almoço com empresários. O encontro será realizado em um restaurante nas imediações do Aeroporto Internacional Salgado Filho.
Confira, a seguir, o roteiro da motociata, informado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
– Fiergs (Zona Norte);
– Avenida Assis Brasil;
– Freeway;
– BR-116;
– BR-386;
– BR-448;
– Avenida Castelo Branco;
– Avenida Mauá;
– Avenida João Goulart;
– Avenida Beira-Rio;
– Avenida Padre Cacique;
– Avenida Diário de Notícias;
– Avenida Icaraí;
– Avenida Padre Cacique;
– Avenida Praia de Belas;
– Avenida Ipiranga;
– Avenida João Pessoa;
– Túnel da Conceição;
– Castelo Branco;
– Freeway;
– Assis Brasil;
– Sede da Fiergs.
Serra Gaúcha
Ao desembarcar em Caxias do Sul às 13h30min, Jair Bolsonaro foi recepcionado no aeroporto por um grupo de apoiadores, a quem cumprimentou. Sem falar com a imprensa, ele seguiu direto para a sede da Universidade de Caxias do Sul (UCS), onde participou da cerimônia de abertura da Primeira Feira Brasileira de Grafeno (composto utilizado em alta tecnologia).
Bolsonaro também acompanhou a inauguração oficial da UCS-Graphene, primeira e maior planta de produção do material em escala industrial na América Latina. Ele estava acompanhado dos ministros Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações) e Onyx Lorenzoni (Secretaria-Geral da Presidência) de outras autoridades locais e federais.
Em discurso no evento, o presidente da República falou sobre o potencial do grafeno para o desenvolvimento nacional: “Não é fácil evoluirmos em ciência e tecnologia. Geralmente, tem alguém na nossa frente. Agora, uma grande fresta apareceu, um grande horizonte, uma fronteira incomensurável que eu acabo de ver na prática que é realmente algo fantástico”.
A escala seguinte foi em Bento Gonçalves, onde chegou de helicóptero às 17h15min para se encontrar com líderes regionais da classe política e empresarial. Na programação, o jantar em uma vinícola e o pernoite com a comitiva.
Informações extraoficiais relatam um incidente ocorrido durante a visita do chefe do Executivo: a detenção de um funcionário do Hotel Spa do Vinho que protestou nas redes sociais contra a tarefa de cozinhar para o ilustre visitante. Ele acabou conduzido para prestar depoimento e, após ser liberado, pediu desculpas públicas pela reclamação.