Ícone do site Jornal O Sul

Bolsonaro segue crescendo e já tem 39%

Haverá atiradores de elite nos terraços dos prédios da Esplanada durante a solenidade de posse de Jair Bolsonaro. (Foto: Alan Santos/PR)

As pesquisas de intenção de voto mais recentes sinalizam para uma probabilidade de vitoria no primeiro turno de Jair Bolsonaro, segundo especialistas. Os números do Datafolha ontem revelam um crescimento acelerado do candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro. Ele, além de seguir liderando a pesquisa Datafolha de intenção de voto, agora tem 39%, contra 25% de Fernando Haddad (PT) e 13% de Ciro Gomes (PDT).

Geraldo Alckmin (PSDB), tem 9% e é seguido por Marina Silva (Rede), com 4%, João Amoêdo (Novo), com 3%, e Henrique Meirelles (MDB) e Alvaro Dias (Podemos), cada um com 2%. Ontem, Bolsonaro não participou do ultimo debate do primeiro turno, promovido pela TV Globo.

Datafolha já mostra Bolsonaro na frente de Haddad no segundo turno

As simulações de segundo turno feitas pelo Datafolha e divulgadas ontem, mostram que Jair Bolsonaro e Fernando Haddad estão tecnicamente empatados, embora o candidato do PSL esteja numericamente a frente, com 44% das intenções de voto. O petista teria 43%. Caso o segundo turno fosse entre Bolsonaro e Geraldo Alckmin, novo empate técnico, com vantagem para o tucano: 43% a 42%.

Bolsonaro já chega a 34%

Merecem análise os números do Datafolha: Bolsonaro cresceu 3 pontos porcentuais em relação a pesquisa do último dia 2 de outubro e chegou a 35% das intenções de voto. O segundo colocado, Fernando Hadadd (PT) apenas oscilou um ponto para cima e está com 22%. Ciro Gomes (PDT) manteve os 11%. Geraldo Alckmin oscilou um ponto para baixo e está com 8%.

Forbes fala em ‘febre Bolsonaro’

A revista Forbes traz um resumo da posição de liderança de Jair Bolsonaro na disputa presidencial. A publicação afirma que, “com certeza”, a “febre Bolsonaro” atingiu o Brasil, mas que resta saber se é uma febre que necessita de um Tamiflu ou se é “febre de Carnaval”.

O artigo relativiza que se o presidenciável é, de fato, o “Trump Tropical”, está nas mãos dele ganhar a eleição. Se Fernando Haddad pretende vencer, no entanto, “o PT teria de deixar o ex-prefeito de São Paulo ser ele mesmo e não posicioná-lo como um mini-Lula”.

Lamachia preocupado com ambiente extremista

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Claudio Lamachia, foi enfático ontem na solenidade do Supremo Tribunal Federal que assinalou o 30 anos da Constituição. Lamachia disse que teme o ambiente extremista destas eleições, mas ressaltou que o antídoto ao extremismo sempre será a Constituição.

 

Sair da versão mobile