O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será submetido a duas cirurgias na terça-feira da semana que vem, dia 12, em São Paulo. Uma delas é decorrente da facada que levou em 2018 em Juiz de Fora, em Minas Gerais.
De acordo com Bolsonaro, há uma previsão de três cirurgias para fazer. Uma que prevê a correção das alças intestinais; a outra de hérnia de hiato (que provoca refluxo) e a terceira para correção de desvio de septo.
No entanto, na terça-feira só serão realizados dois procedimentos: correção das alças e cirurgia de desvio de septo. Uma avaliação médica ainda será feita na segunda-feira, dia em que Bolsonaro estará em São Paulo para avaliar os dois procedimentos.
No mês passado, o ex-presidente foi submetido à coleta de exames laboratoriais e fez ultrassom de abdômen total em um hospital em São Paulo. Ele passou por exames como tomografias, colonoscopia, endoscopia e uma prova de função pulmonar.
Segundo fontes, o objetivo da equipe médica era analisar o caso para, após o diagnóstico, ver se haveria necessidade de um novo procedimento de correção de hérnia e aderência intestinal, o que se confirmou.
Essa será a sexta vez que Jair Bolsonaro será submetido a procedimentos cirúrgicos desde que levou uma facada durante a campanha presidencial de 2018.