Domingo, 20 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Bolsonaro tem boa evolução clínica e melhora em exames, no 5º dia pós-cirurgia, diz boletim médico

Compartilhe esta notícia:

Restrição a visitas está mantida; ex-presidente está internado desde sábado (12) à noite em Brasília. (Foto: Reprodução/Instagram)

O ex-presidente Jair Bolsonaro segue na UTI do Hospital DF Star, em Brasília (DF), informou o boletim médico dessa sexta-feira (18). De acordo com os médicos que o acompanham, ele mantém “boa evolução clínica, sem dor e sem outras intercorrências”.

“O Hospital DF Star informa que o ex-Presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós-operatório. Mantém boa evolução clínica, sem dor e sem outras intercorrências. Apresenta também melhora dos exames laboratoriais. Segue em jejum oral, com nutrição parenteral exclusiva. Hoje, continuará o programa de fisioterapia motora (caminhada fora do leito) e respiratória. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI”, diz o texto.

Em publicação nas redes sociais, Bolsonaro agradeceu as manifestações de apoio que tem recebido, inclusive de “ex-presidentes de países aliados”, “ministros das relações exteriores” e parlamentares dos Estados Unidos. Ele, contudo, não cita nomes.

“Os últimos dias têm exigido de mim silêncio, paciência e dedicação total à recuperação. Mesmo na UTI, sigo firme, amparado por uma equipe médica extremamente dedicada, pela minha família e pelas orações de milhares de brasileiros”, disse ele na mensagem.

Na quinta-feira (17), um vídeo postado em suas redes sociais mostrou o ex-presidente realizando exercícios de fisioterapia sentado em uma poltrona e com uma cinta abdominal. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro o acompanhava.

Na quarta (16), Bolsonaro reforçou que segue com ” boa evolução clínica, sem maiores dores, sangramentos ou intercorrências mais graves”. No dia anterior (15), Bolsonaro publicou um vídeo em que aparece caminhando no hospital.

Também na terça, Bolsonaro afirmou nas redes sociais que está “concentrado” na recuperação da cirurgia e disse que a intervenção foi a mais “invasiva” pela qual já passou. Esta foi a sexta operação realizada desde 2018 na região em que foi atingido por uma facada.

” Permaneço concentrado no processo de recuperação, que pelo que entendo foi procedimento mais invasivo que aconteceu”, escreveu em post no X (antigo Twitter).

Bolsonaro também agradeceu a quem está respeitando a orientação passada pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que restringiu as visitas neste momento apenas aos familiares.

“Agradeço, com muito carinho, aos amigos que estão respeitando esse momento delicado, compreendendo que, por orientação médica, apenas familiares e profissionais de saúde estão autorizados a acompanhar de perto. Isso é essencial para evitar conversas e estímulos que possam causar dilatação e até mesmo descolamento da parede abdominal — riscos que precisam ser evitados com máxima cautela frente ao enfrentado na sala de cirurgia”, completou.

Cirurgia

No último domingo (13), o ex-presidente precisou passar por uma cirurgia de mais de 12 horas para desobstruir parte do intestino. A intervenção foi considerada de “grande porte” e teve o objetivo de descolar as chamadas “aderências” no órgão e reconstruir a parede abdominal.

A expectativa é que seja uma internação hospitalar de pelo menos duas semanas. Até o momento, Bolsonaro está se alimentando por via intravenosa.

O ex-presidente passou por uma “laparotomia exploradora”, procedimento que consiste em cortar o abdome para examinar os órgãos internos. No caso de Bolsonaro, houve o diagnóstico de retenção do trânsito do intestino. O objetivo, então, foi desfazer as “aderências” que bloquearam a digestão do paciente. Depois, houve a reconstrução da parede abdominal, feita para reforçar a musculatura dessa parte do corpo.

A obstrução intestinal foi resultante de uma dobra do intestino delgado que dificultava o trânsito intestinal e que foi desfeita durante o procedimento.

O ex-presidente passou mal no dia 11, no Rio Grande do Norte, após sentir os efeitos da retenção intestinal, e foi transferido no dia seguinte para o Distrito Federal. O problema de saúde do ex-presidente é uma sequela do ataque à faca contra ele há sete anos, durante a campanha de 2018.(Com informações do jornal O Globo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Líder do partido de Bolsonaro discorda de criação de lei que reduz pena de prisão de condenados do 8 de Janeiro
Em recuperação, Bolsonaro publica vídeo fazendo fisioterapia no hospital
https://www.osul.com.br/bolsonaro-tem-boa-evolucao-clinica-e-melhora-em-exames-no-5o-dia-pos-cirurgia-diz-boletim-medico/ Bolsonaro tem boa evolução clínica e melhora em exames, no 5º dia pós-cirurgia, diz boletim médico 2025-04-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar