O presidente Jair Bolsonaro informou ao STF (Supremo Tribunal Federal) que realizou um exame e testou negativo para a Covid-19 e que comparecerá à cerimônia de posse de André Mendonça como ministro da Corte.
A realização do exame, ou apresentação de comprovante de vacinação completa, são exigências do Supremo para que convidados possam participar de maneira presencial da cerimônia, que acontece nesta quinta-feira (16).
Ao reabrir o acesso ao público externo no mês passado, o Supremo passou a exigir a apresentação do comprovante de vacinação. Quem não estiver vacinado tem de apresentar um teste negativo para a Covid-19 realizado até 72 horas antes. O uso de máscaras de proteção facial e o distanciamento social são obrigatórios.
O presidente tem se declarado contra a vacinação e também tem criticado a cobrança de comprovante de vacina. Mendonça é o segundo ministro indicado por Bolsonaro para uma vaga no Supremo. Ele ocupará a cadeira de Marco Aurélio Mello, que se aposentou ao completar 75 anos.