Quarta-feira, 05 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 8 de outubro de 2018
Jair Bolsonaro (PSL) foi o candidato mais votado em todas as cidades dos Estados Unidos e na maioria das cidades no exterior. No total, mais de 500 mil brasileiros estavam aptos a votar em 99 países no domingo, no primeiro turno das eleições. Como não moram no Brasil, esses eleitores só puderam votar para o cargo de presidente da República.
Apesar de meio milhão de eleitores brasileiros estarem aptos para votar no exterior, o índice de abstenção foi alto. Com 93% das urnas apuradas, só 41% do total de eleitores haviam comparecido às urnas nas embaixadas e consulados pelo mundo.
Vitória do PSL em 116 cidades
Considerando-se as 136 cidades nas quais a apuração já havia sido concluída, ou onde pelo menos 98,6% dos votos já haviam sido contados à 1h dessa segunda-feira, Bolsonaro havia vencido em 116 locais de votação no exterior. Ciro Gomes (PDT) foi o vencedor em outras 12, e Fernando Haddad (PT) foi o mais votado em seis.
Em duas cidades, Accra (Gana) e Moscou (Rússia), Ciro e Bolsonaro ficaram empatados com 6 e 18 votos cada, respectivamente. Em Dublim (Irlanda), Ciro superou Bolsonaro por apenas três votos.
De oito cidades americanas que entraram no levantamento, Bolsonaro havia vencido em todas. Ele também foi o mais votado nas três cidades japonesa e nas capitais de Venezuela, Irã e Israel, onde só houve um local de votação.
Já Ciro foi o mais votado nas capitais da França, da Alemanha e da China – na França, o único posto de votação foi em Paris; já nos dois últimos países, houve votação em outras cidades, onde venceu o candidato do PSL. Haddad, por sua vez, venceu em países árabes como a Palestina e a Jordânia, nas duas cidades da Nigéria e na capital de Cuba, Havana.
Em nove cidades, o candidato mais votado teve pelo menos 70% do total de votos válidos. Bolsonaro foi o vencedor em oito delas: Salto del Guairá, Ciudad del Este e Concepción, no Paraguai, Cantão (China), Hamamatsu e Nagoia (Japão), Miami (EUA) e Boston, também nos Estados Unidos, onde, com 95,65% das urnas apuradas, ele havia recebido 72.85% dos votos.
Já Haddad foi o mais votado em Ramallah, na Palestina: 72,92% dos votos dos brasileiros no local foram para ele. O levantamento leva em conta 136 cidades, incluindo 132 em que 100% da apuração havia sido concluída às 23h, e quatro cidades em que pelo menos 83% dos votos já haviam sido contatos até 1h05 desta segunda-feira (8): Houston, Nova York e Washington, nos Estados Unidos, e Vancouver, no Canadá.