Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd A bomba faz 10 anos

Compartilhe esta notícia:

Com o menor reajuste do salário mínimo em 23 anos, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, sepulta o sonho de concorrer à Presidência da República. (Foto: Agência Brasil)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O noticiário de 31 de dezembro de 2007 dava sinais de que os Estados Unidos entrariam em crise econômica nas semanas seguintes. Havia problemas evidentes nas empresas financeiras que confiaram de modo excessivo em clientes sem um bom histórico de pagamento de dívidas nos últimos anos. Os preços dos imóveis caíram e os bancos com medo dificultaram novos empréstimos. As dificuldades viraram uma bola de neve, atingindo os principais mercados do mundo na forma de recessão e afetando o nível de emprego e de consumo.

O Brasil não escapou. Como o sistema financeiro é interligado em todo o mundo, a baixa liquidez se refletiu na falta de dinheiro disponível para a concessão de crédito às empresas e aos consumidores. Foi o ponto de partida para forte turbulência.

De 1 a 11

Em 2018, serão assinalados 50 anos de acontecimentos que modificaram o mundo e o Brasil:

1) Início da Primavera de Praga, que questionou a Cortina de Ferro.

2) Vietcongues atacam a embaixada americana em Saigon.

3) Robert Kennedy entra na disputa pela presidência dos Estados Unidos.

4) Morre no Rio de Janeiro o estudante Edson Luís durante o choque da Policia Militar e estudantes.

5) O presidente norte-americano Lyndon Johnson assina a lei sobre os direitos civis.

6) Estudantes se manifestam em Paris e ocorrem confrontos com a polícia. A Universidade de Sorbonne é fechada e 487 ficam feridos nos confrontos.

7) Realiza-se no Rio de Janeiro a Passeata dos 100 Mil.

8) Acordo de não proliferação nuclear é assinado por 137 países.

9) O Departamento de Defesa dos Estados Unidos envia 24 mil soldados para a Guerra do Vietnã.

10) Richard Nixon torna-se presidente dos Estados Unidos.

11) O presidente Costa e Silva decreta o Ato Institucional número 5, dando início ao período mais fechado do regime militar.

Não decola

Com o menor reajuste do salário mínimo em 23 anos, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, sepulta o sonho de concorrer à Presidência da República. Não terá como justificar quando os adversários atacarem na campanha eleitoral.

Sem chance

Lei sancionada pelo presidente Michel Temer isenta de impostos a importação de plataformas para extração de petróleo em alto mar. Com isso, diminuiu mais ainda a chance de o polo naval de Rio Grande e de São José do Norte ressurgir.

Era a aposta

A produção dos estaleiros tornou-se a esperança da Metade Sul do Estado, em depressão econômica desde o começo do século passado, quando o ciclo das charqueadas, gerador de muita riqueza, entrou em decadência.

Aumento contido

Na cidade de São Paulo, a tarifa dos ônibus sobe de 3 reais e 80 centavos para 4 reais. Abaixo da inflação. Deve servir de parâmetro para Porto Alegre.

Solução difícil

Não há fantasia contábil que salve o Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro. No fundo do poço, sobrevivem sob estado de calamidade financeira, sem que apareçam cordas de socorro.

A quem querem iludir?

O Congresso Nacional aprovou, recentemente, o porte de fuzil como crime hediondo. Faltou incluir um artigo, prevendo que os bandidos se entregarão à Polícia toda a vez que forem flagrados…

A tentativa de dar resposta à sociedade, diante do aumento da violência, chega a ser ridícula.

Esperança

O colunista agradece mensagens recebidas e faz votos de realizações em 2018. Que o novo ano seja como cada leitor espera.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

2018 – O ano da incerteza
TSE pode vetar uso do Fundo Partidário para as eleições de 2018
https://www.osul.com.br/bomba-faz-10-anos/ A bomba faz 10 anos 2017-12-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar