Nove bombeiros militares de Sergipe especialistas em catástrofes e um cão farejador foram destinados para ajudar no resgate de vítimas das enchentes causadas pelas chuvas que atingem o Rio Grande do Sul e já estão em missão, segundo informou a SSP-RS (Secretaria de Segurança Pública) nesta sexta-feira (10).
A equipe iniciou os trabalhos de resgate na quinta-feira (9), em Pelotas (RS), mas nesta sexta foram remanejados para Rio Grande (RS), onde há um alerta de sinal vermelho com relação ao aumento do nível da Lagoa dos Patos.
Cinco dos militares são especialistas em atendimentos em cenários de inundações e já atuaram em situações similares, como a tragédia de Brumadinho (MG), em 2019.
O grupo saiu de Sergipe no último domingo (5) em duas viaturas e chegou a sofrer um capotamento em Jequié (BA) em um dos veículos. Apesar do acidente, não houve feridos. A viatura ficou danificada e o Corpo de Bombeiros da Bahia cedeu uma nova para a viagem continuasse.
Segundo a corporação, os bombeiros viajaram por via terrestre por causa do cão e de equipamentos que serão utilizados nas buscas, como botes e drones.