Ícone do site Jornal O Sul

Brasil conquista cinco medalhas no Grande Slam de judô em Israel

Atleta da Sogipa, Leonardo Gonçalves conquistou uma medalha de bronze no torneio. (Foto: Divulgação)

Brasil encerrou sua participação no Grande Slam de judô em Tel Aviv, Israel, com cinco medalhas de bronze. As primeiras medalhas vieram no primeiro dia do evento. Natasha Ferreira e Larissa Pimenta conquistaram medalhas no Grand Slam de Tel Aviv, realizado em Israel, nesta quinta-feira. As judocas venceram as disputas pelo terceiro lugar, respectivamente, nas categorias -48kg e -52kg. Dessa forma, elas se sagraram as primeiras atletas brasileiras no pódio da etapa.

A judoca Natasha Ferreira se sagrou a primeira medalhista brasileira em Israel. Contra a norte-americana Maria Celia Laborde, ela aplicou um ippon e garantiu a vitória para o Time Brasil.

Em seguida, Larissa Pimenta venceu a alemã Mascha Ballhaus, golpeando a adversária com um osaekomi para garantir a medalha de bronze. Ela também viu a companheira de equipe Rafaela Silva, campeã olímpica nos Jogos Olímpicos Rio 2016, perder o terceiro lugar para a anfitriã Levy, de Israel, no “golden score”.

Shidos

Na sexta, Daniel Cargnin conquistou o bronze com vitória sobre o campeão mundial Tsend-Ochir, da Mongólia, na categoria -73kg.

O brasileiro venceu quatro lutas na competição. Nos 16avos de final, derrotou o tcheco Khusniddin Karimov e passou, em seguida, pelo mongol Erdenebayar Batzaya nas oitavas. Depois, perdeu para o cubano Magdiel Estrada nas quartas de final, mas pôde disputar o bronze por conta de vitória na repescagem sobre Arthur Margelidon, do Canadá.

Cargnin forçou três shidos durante a briga pelo bronze e derrtou o campeão mundial Tsend-Ochiryn. O adversário se sagrou vencedor do torneio mais importante do judô em Tashkent, no Uzbequistão.

Último dia

No último do torneio, os judocas Leonardo Gonçalves e Rafael Silva, o Baby, foram ao pódio com a medalha de bronze. A primeira medalha veio com Leonardo Gonçalves. O atleta da Sogipa venceu suas duas primeiras lutas, contra o húngaro Zsombor Veg e o georgiano Varlam Liparteliani, prata nos Jogos Olímpicos Rio-2016 e dono de seis medalhas (3 pratas e 3 bronzes) em mundiais. Nas quartas de final, ele foi derrotado pelo holandês Michael Korrel, duas vezes terceiro colocado do Campeonato Mundial e vencedor do Grand Slam de Paris na última semana.

Com a derrota, Leonardo foi para a repescagem e encarou o português Jorge Fonseca, bicampeão mundial (2019-21) e bronze nos Jogos de Tóquio e com nova vitória foi para a disputa do bronze contra o italiano Gennaro Pirelli, superado por imobilização.

A medalha de ouro ficou com o azeri Zelym Kotsoiev, que havia derrotado o também brasileiro Rafael Buzacarini (Pinheiros-SP) na segunda rodada.

Entre os pesados, Baby entrou na briga pelo terceiro lugar da competição diante do sul-coreano Jaegu Youn. O brasileiro venceu a luta por shido. Outro brasileiro na categoria +100kg, João Cesarino encerrou a chave na quinta colocação depois da derrota para o francês Emre Sanal.

Sair da versão mobile